Voltar ao início
Condicionamentos de trânsito
Pesquisa
Partilhar

Eventos 2014
Orçamento Participativo
EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves
Requalificação da Frente Ribeirinha da Zona Sul do Concelho de Vila Franca de Xira
Serviços Municipalizados de Água e Saneamento
Recursos Humanos
Planeamento e Ordenamento do Território
Frente Ribeirinha
Projetos Cofinanciados - QREN
Proteção Civil
Agenda 21 Local
SIG - Mapa Interativo
Fair play / Espírito desportivo


O conceito de “Fair-Play” significa, numa tradução linear para português, jogo limpo, sendo muitas vezes entendido também como Desportivismo e Espírito Desportivo.

Tido como um dos valores a impor na prática desportiva por contraposição ao conceito de “vitória a qualquer custo”, os mais altos responsáveis mundiais e europeus na área de Desporto têm-se preocupado em fomentar os valores do respeito e da lealdade inerentes ao “fair-play” entre todos os agentes envolvidos na prática desportiva.

O Pelouro de Desporto da C.M. de Vila Franca de Xira associa-se a esta intenção, incentivando todos os agentes desportivos do concelho a incutir os valores do “fair play” nas suas atividades.

“O fair play significa muito mais do que o simples respeitar das regras; mas cobre as noções de amizade, de respeito pelo outro, e de espírito desportivo, um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento. O conceito abrange a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras, o doping, a violência (tanto física como verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção.

O fair play é um conceito positivo. O Código da Ética Desportiva considera o desporto como uma atividade sócio-cultural que enriquece a sociedade e a amizade entre as nações, contanto que seja praticado legalmente. O desporto é também considerado como uma atividade que, se for exercida de maneira leal, permite ao indivíduo conhecer-se melhor, exprimir-se e realizar-se; desenvolver-se plenamente, adquirir uma arte e demonstrar as suas capacidades; o desporto permite uma interação social, é fonte de prazer e proporciona bem-estar e saúde. O desporto, com o seu vasto leque de clubes e voluntários, oferece a ocasião de envolver-se e de tomar responsabilidades na sociedade. Além disso, o envolvimento responsável em certas atividades pode contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade para com o meio-ambiente.”

In: “Código da Ética Desportiva”, aprovado pelo Ministros Europeus do Desporto, em Rhodes, 1992


“Fair-play” para:

© 2008: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Sugestões  |  Mapa do Site  |  Créditos  |  Contactos

Logotipos dos Apoios e Projectos