Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
pesquisar

Jogo “Dignilândia – Terra dos Direitos”


imagemDefesa dos direitos humanos e sociais

O jogo “Dignilândia – Terra dos Direitos” foi apresentado no passado dia 16 de outubro de 2015, no Auditório da Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira, no âmbito do Seminário sob o tema “Educar para Participar – O papel dos Direitos Humanos/Sociais na Promoção da Inclusão”, sendo que o seu principal objetivo é promover a participação dos jovens na defesa dos direitos humanos e sociais.

Originalmente criado na Europa, a sua tradução para adaptação a Portugal foi promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e pela Associação para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Comunitário (APSDC), pretendendo-se constituir como um instrumento de trabalho para o incremento de gerações futuras mais capazes e interventivas na área social. Este jogo de cartas em que os participantes, enquanto membros de um Parlamento de um país imaginário intitulado Dignilândia, são chamados a decidir sobre as políticas sociais que afetam diretamente o acesso aos Direitos Sociais, num plano de desenvolvimento social para os cinco anos seguintes. Através da argumentação e processos de tomada de decisão, os jogadores aprendem mais acerca dos Direitos Sociais e a sua relação com as políticas sociais de um país. O projeto lúdico foi desenvolvido no quadro do projeto ENTER!, um programa de formação para técnicos sobre o acesso dos jovens aos seus Direitos Sociais, bem como no âmbito das celebrações do 50.º aniversário da Carta Social Europeia.

O projeto ENTER! é da responsabilidade do departamento de juventude do Conselho da Europa e surge em resposta às crescentes preocupações com a coesão social e a inclusão dos jovens nos processos democráticos. O projeto, iniciado em 2009, aposta no desenvolvimento das competências de técnicos que intervêm diretamente com jovens, assim como no envolvimento destes nas políticas relacionadas com problemáticas que afetam a juventude, tais como a exclusão, discriminação e violência, perspetivando o acesso aos Direitos Sociais.

 

Download para impressão:
Câmara Municipal de
Vila Franca de Xira

Praça Afonso de Albuquerque, n.º 2
2600-093 Vila Franca de Xira
Telefone
263 285 600
Coordenadas
38º 57’ 11.87” N, 8º 59’ 26.49” Wmais contactos


Feriado Municipal em 2017:

25 de maio