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Um Concelho mais Verde e mais Sustentável
Gestão de Resíduos Urbanos
A gestão dos Resíduos Urbanos (RU) é um dos pilares de intervenção do Executivo Municipal, pela sua importância na vida quotidiana dos munícipes e da população em geral. Assim, em 2014, foi elaborado, no âmbito, um documento estratégico que vem sendo implementado e que toca várias áreas como os recursos humanos e a sua formação, o fardamento, horários e equipamentos de recolha de resíduos, a frota ambiente e, ainda, a educação ambiental, totalizando um investimento já efetuado de 2 826 312,37€.
Entre 2014 e 2016
- Equipa
Adequar o número de trabalhadores afetos ao Serviço de Recolha face às necessidades verificadas, bem como a assegurar a melhoria das suas condições de trabalho, segurança e saúde foi uma aposta ganha para uma melhor resposta neste âmbito.
A equipa operacional é, atualmente, composta por 1 encarregado, 23 motoristas e 39 cantoneiros de limpeza e envolve um investimento anual, referente às remunerações de cerca de 1 070 000,00€. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), de forma a obedecer às prescrições de higiene e segurança no trabalho representaram um investimento de 21.624,53€
- Frota e Circuitos
Desde 2014 que o Município tem vindo a adequar a frota ambiente ao volume de resíduos recolhidos.
+ 4 viaturas de 19 t.
+ 3 viaturas para a recolha de indiferenciados
+ 1 viatura para a recolha de seletivos (embalagens e papel)
= investimento de 721 272,00€.
Com a aquisição das novas viaturas foi possível concretizar a passagem de todos os circuitos para a noite, indo ao encontro das necessidades do serviço e da sua especificidade, permitindo obter um maior nível de produtividade quando comparado com a recolha em horário diurno, exceção feita à recolha de vidro por questões de ruído, assim com a recolha efetuada nos estabelecimentos escolares.
No Concelho, a recolha é efetuada de segunda a sábado, havendo equipas de recolha para trabalhos específicos ao domingo. A deposição dos resíduos nos equipamentos de recolha deve ser efetuada entre as 20h00 e as 23h30 de domingo a 6.ª feira.
- Equipamentos de recolha
Já de acordo com o Plano Estratégico, bem como com o definido na legislação em vigor foram definidos critérios de instalação de equipamentos enterrados aos quais a Câmara Municipal respondeu com a aquisição de 114 cubas, num investimento de 862 988,00€. Com vista à substituição de equipamento danificado, procedeu-se também à aquisição de 99 contentores para resíduos recicláveis e 715 contentores de 1.000 l, num investimento de 134.077,00€.
- Regulamento e Plano de Ação
O Município conta já com um Regulamento de Gestão de Resíduos Urbanos e elaborou, ainda, um Plano de Ação (aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente) para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU 2020). Quanto ao tarifário decorrente da gestão de RU do Concelho de Vila Franca de Xira, refira-se, constitui-se como um dos mais baixos entre os aplicados na Área Metropolitana de Lisboa.
Projetos para 2017
Mas o plano é extenso e constitui-se como uma necessidade premente, pelo que, em 2017, estão previstas mais medidas, nomeadamente, uma fiscalização permanente. Uma equipa de intervenção identificará eventuais situações anómalas, de forma a solucioná-las rápida e eficazmente. Também a frota ambiente continuará a ser renovada, com a aquisição de mais duas viaturas de recolha de resíduos urbanos seletivos (papel/cartão e embalagens) de 26 toneladas, num investimento estimado em 400 000,00€. Será, igualmente, implementado um sistema de gestão de frota que permitirá a otimização de todos os circuitos existentes e cuja implantação de sensores de nível de enchimento dos equipamentos (em tempo real), proporcionará uma significativa melhoria de eficiência e redução de custos.
O Município tem em vista uma intervenção no que respeita à informação sobre a deposição dos diferentes tipos de resíduos urbanos nos equipamentos enterrados. Para tal, os equipamentos serão pintados e contarão com novos painéis explicativos (horários e formas corretas de deposição dos resíduos urbanos indiferenciados, seletivos e de grandes dimensões), entre outros aspetos. Esta medida será efetuada de modo faseado (em três anos), representando um investimento total de mais de 230 000,00€. Serão também implantados novos equipamentos enterrados, num total de 47 cubas para deposição de resíduos urbanos indiferenciados e 60 cubas para deposição de resíduos urbanos seletivos (papel/embalagens e vidro) em 25 locais do Concelho, num investimento de 810 559,00€, aumentando-se a capacidade de deposição em 57,6m3 de resíduos indiferenciados e 159,5m3 de resíduos seletivos.
De um modo geral, no que respeita à Manutenção e Conservação de Equipamentos, as necessárias substituições e a aquisição prevista de 140 contentores de superfície, envolverá mais um investimento de cerca de 25 000,00€.
Por fim, ciente da sua importância, esta Gestão Camarária continuará empenhada na realização de campanhas de sensibilização e educação ambiental, quer de forma interativa quer de informação direta à população, com especial enfoque nas escolas.