Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Sessão comemorativa dos 40 anos dos Bombeiros de Vialonga

20 Março 2017

Secretário de Estado dá luz verde à construção do novo quartel

 

O Secretário de Estado da Administração Interna presidiu, no passado dia 19 de março, no quartel da corporação, à cerimónia comemorativa do 40.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vialonga (AHBVV), momento solene onde marcou também presença o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e que ficou assinalado pela assunção do Governo em tornar realidade a concretização de um novo quartel para aquela corporação.

O momento solene foi composto de um extenso programa comemorativo e acompanhado por várias individualidades representativas da hierarquia dos Bombeiros, eleitos municipais, outras Associações de Humanitárias, assim como pessoas e entidades que marcaram a vida associativa e corporativa daquela instituição. Um simulacro de acidente de viação; a atuação da Orquestra de Vialonga; a missa em honra dos bombeiros, diretores e sócios falecidos; uma homenagem ao bombeiro junto à estátua que representa esta profissão; a entrega de divisas e medalhas ao corpo de bombeiros, aos associados com 25 anos de vida associativa e um agradecimento solene ao Ex-Comandante Jerónimo Caetano, sistematizam os vários pontos altos do agendado para a ocasião, culminando a manhã com um almoço de confraternização, nas instalações da Casa do Povo de Vialonga.

O 40.º aniversário da AHBVV foi também assinalado com a abertura ao público de uma mostra, “Estórias dos Nosso Bombeiros. 40 anos ao Serviço de Vialonga”, que encerra uma retrospetiva do que foram os últimos anos da Instituição, representada através de fotografias, testemunhos audiovisuais da população e material de socorro. Uma iniciativa que permite apresentar à população um espólio de grande valor, pela sua utilidade já efetivada nos momentos de socorro, mas também porque, cada uma das suas intervenções, permitiram salvar muitas vidas humanas, mas também os seus bens patrimoniais. Patente até 2 de abril, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vialonga, é uma paragem quase obrigatória para o conhecimento do passado da AHBVV, mas também se reveste de uma oportunidade para a descoberta do trabalho e história destes profissionais que, tal como tantos outros, no concelho e em todo o país, arriscam a sua vida para “fazer o bem, sem olhar a quem”.