Logotipo Município de Vila Franca de Xira

Compra de antiga Marinha para revitalizar Vila Franca de Xira e Alhandra

06 Abril 2017

A revitalização e dinamização da zona entre Vila Franca de Xira e Alhandra constituem-se como prioridades da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Para o efeito pretende adquirir o espaço das antigas escolas da Marinha, bem como os terrenos da antiga Cimianto.

De acordo com estudo prévio de ocupação que pediu para a zona, pretende-se implantar no local novos espaços de serviços (entre os quais o Tribunal do Comércio), empresas, comércio, lazer, desporto e alguma habitação. Pretende-se ainda estimular a instalação de alguns cursos de ensino superior, junto de universidades. Os muros da antiga Armada deverão deixar de existir para interligar toda esta zona com a envolvente.

A aquisição da antiga Marinha, pelo valor de 8,1 milhões de euros, já foi aprovada por maioria na Câmara Municipal (votos favoráveis do PS, CNR e de um vereador independente eleito pela CDU e votos contra dos restantes vereadores CDU).

Esta 3.ª feira, 4 abril’17, também a Assembleia Municipal aprovou por maioria a aquisição (votos a favor de PS, CNR, CDS-PP e BE e votos contra da CDU).

O Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita, está confiante de que esta será “uma oportunidade para o desenvolvimento e revitalização de uma zona nobre e muito importante do Concelho”. O autarca salienta ainda que “a saúde financeira da Câmara Municipal permite encarar com tranquilidade esta oportunidade, fruto da sua gestão rigorosa”.