Compra de antiga Marinha para revitalizar Vila Franca de Xira e Alhandra

Blank 1 500 500
06 Abril 2017

A revitalização e dinamização da zona entre Vila Franca de Xira e Alhandra constituem-se como prioridades da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Para o efeito pretende adquirir o espaço das antigas escolas da Marinha, bem como os terrenos da antiga Cimianto.

De acordo com estudo prévio de ocupação que pediu para a zona, pretende-se implantar no local novos espaços de serviços (entre os quais o Tribunal do Comércio), empresas, comércio, lazer, desporto e alguma habitação. Pretende-se ainda estimular a instalação de alguns cursos de ensino superior, junto de universidades. Os muros da antiga Armada deverão deixar de existir para interligar toda esta zona com a envolvente.

A aquisição da antiga Marinha, pelo valor de 8,1 milhões de euros, já foi aprovada por maioria na Câmara Municipal (votos favoráveis do PS, CNR e de um vereador independente eleito pela CDU e votos contra dos restantes vereadores CDU).

Esta 3.ª feira, 4 abril’17, também a Assembleia Municipal aprovou por maioria a aquisição (votos a favor de PS, CNR, CDS-PP e BE e votos contra da CDU).

O Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita, está confiante de que esta será “uma oportunidade para o desenvolvimento e revitalização de uma zona nobre e muito importante do Concelho”. O autarca salienta ainda que “a saúde financeira da Câmara Municipal permite encarar com tranquilidade esta oportunidade, fruto da sua gestão rigorosa”.

Câmara Municipal de
Vila Franca de Xira

Praça Afonso de Albuquerque, n.º 2
2600-093 Vila Franca de Xira