Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

79.ª Volta a Portugal Santander Totta - 5 de agosto

Anuncio jn 25 3cmx 14 82cm voltaportugal2017 arte final 1 1024 2500
10 Julho 2017

 

Decorrido o prólogo na Capital, a “caravana” voltará a Vila Franca de Xira, desta feita para o arranque da 1.ª etapa, que termina em Setúbal.

Com concentração dos atletas no Parque Urbano de Vila Franca de Xira, o pelotão arranca pelas 12h30 em direção ao Cartaxo, via rua 1.º de Dezembro, R. Serpa Pinto, R. do Curado até à N1 em direção a norte. Até às terras do Sado, são cerca de 203 km, que representam a segunda quilometragem mais extensa desta edição, sendo que nesta etapa da 79.ª Volta a Portugal Santander Totta, a “caravana” vai avançar em linha, ao longo de vários municípios Ribatejanos até Setúbal: Vila Franca de Xira, Alenquer, Santarém, Cartaxo, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Alcochete, Montijo, Palmela e Setúbal.

A 1.ª etapa da “Volta” afirma-se pela extensão e pelas particularidades desta fase, que resulta num dia de grande tensão. Apesar de maioritariamente plana, será certamente abrilhantada por uma forte adesão popular, não fosse o Ribatejo berço de muitas das maiores figuras do ciclismo nacional. O cenário da Serra da Arrábida é temido, e apenas os mais fortes se afirmarão nestes 13,3 km, pelo que se prevê que a Setúbal chegue um pelotão muito fracionado e, por ventura, sem alguns dos potenciais candidatos.

Entre o pódio o prólogo, Lisboa e Viseu, vão pedalar-se cerca de 1600 km, de 4 a 15 de agosto, numa exigente e desafiante edição composta por 30 prémios de montanha e 27 metas volantes.


1.ª etapa: VFX – Setúbal



Passeio da Volta

O Passeio da Volta que arranca do Parque das Nações, no dia 5 de agosto, chega a Vila Franca de Xira (Parque Urbano), cerca das 11h da manhã.

Este é um evento de cicloturismo, sem qualquer carácter competitivo que se realiza no dia da primeira etapa da Volta a Portugal, sendo aberto a todos os praticantes com idade superior a 14 anos.

Os participantes têm como missão percorrer os 26 km que ligam o Parque das Nações (Pavilhão de Portugal) ao Parque Urbano de Vila Franca de Xira (local de partida da 1.ª Etapa da Volta a Portugal), partilhando a festa e o ambiente da maior competição velocipédica portuguesa.