Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

A Infância e o Neorrealismo em exposição a partir de 14 de Dezembro

24 Novembro 2017

CARTAZ_ExposiçãoMiúdos

O Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, recebe, a partir de 14 de dezembro, a exposição "Miúdos: A vida, às mãos cheias. A infância do Neo-Realismo português", uma mostra situada numa linha cronológica entre finais da década de 1930 e 1960 do século XX.

Com inauguração marcada para 14 de dezembro, às 19 horas, esta exposição, que estará patente ao público até 30 de Setembro de 2018 e insere-se nas Comemorações do 10.º Aniversário do Museu, conta com a presença de escritores e artistas contemporâneos, com formas diversas de relação e de integração no Neorrealismo, parceiros e colaboradores de obras concretas, artistas, em particular fotógrafos, que retratando a criança no quotidiano estimulam diálogos desafiantes com textos neorrealistas.

O tópico da infância, presente nesta exposição, é uma das dimensões mais significativas da construção e conquista da contra-hegemonia cultural do Neorrealismo à política salazarista e ao seu fortíssimo investimento simbólico, político-organizativo e repressivo.

Para os neorrealistas, a criança é um dos ícones da esperança, da emancipação social e da potência transformadora de futuro. O recurso à infância nas figurações artísticas e literárias combina o ensejo de denúncia com uma dimensão pícara e, fundamentalmente, lírica.

Para o período de duração da exposição estão ainda agendados quatro colóquios, três mesas redondas e três palestras com o objetivo de abranger reflexões sobre a sociedade e educação nos tempos do Neorrealismo, a incorporação da figura da criança na literatura e nas artes plásticas, bem como sobre as produções neorrealistas destinadas a crianças.

Nota ainda para as três visitas guiadas à Exposição previstas para janeiro, maio e julho, para além daquele que irá acontecer no momento da inauguração.



Contactos


Museu do Neo-Realismo
Rua Alves Redol, n.º 45 | 2600-099 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 19.16" N, 8º 59' 19.82" W
Telefone: 263 285 626
E-mail: neorealismo@cm-vfxira.pt 
Website: www.museudoneorealismo.pt