Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Ação Social Escolar


O Município de Vila Franca de Xira, dando cumprimento ao estabelecido na legislação em vigor, constituiu o programa da Ação Social Escolar, o qual se traduz em medidas para a atribuição de apoios socioeducativos, que se consubstanciam na atribuição dos seguintes apoios:

  • Refeições em refeitórios escolares;
  • Suplementos alimentares;
  • Aquisição de manuais escolares;
  • Subsídio para material escolar;
  • Subsídio para visitas de estudo.

Estes apoios aplicam-se direta e indiretamente aos alunos da educação pré-escolar e 1.ª ciclo do ensino básico da rede pública do Concelho, cujas famílias são menos favorecidas do ponto de vista económico e estão incluídos nos escalões A e B de ação social escolar.

Atendendo às crescentes dificuldades económicas que se têm feito sentir, o Município de Vila Franca de Xira substitui o subsídio para livros pela oferta dos manuais escolares para os alunos do 1º, 2º, 3º e 4.º ano, apoiados no âmbito da ação social escolar, em conformidade com o seguinte quadro:

 

Auxílios Económicos
1.º Ciclo do Ensino Básico

imagem


(a)
Alimentação, manuais e material escolares – de acordo com o Despacho nº 8452-A/2015, de 31 de julho. Aguardamos a publicação de legislação para o ano letivo 2016/17.
(b)
Visitas de estudo e suplementos alimentares – apoios económicos às famílias de baixos rendimentos, que vão para além do legalmente estabelecido, e que representam um esforço orçamental acrescido.

 


Formalização das Candidaturas à Ação Social Escolar


Os encarregados de educação interessados em usufruir dos apoios no âmbito da Ação Social Escolar, dirigidos à educação pré-escolar e ao 1º ciclo do ensino básico da rede pública do Concelho, deverão efetuar candidaturas nominais para cada um dos seus educandos e entregá-las nos respetivos estabelecimento de educação e ensino / sedes do Agrupamento de Escolas, até ao dia 30 de junho.


Declaração de escalão de abono de família pode ser obtida online


Conforme anunciado em 2013, a Segurança Social deixou de enviar cartas com a declaração de escalão do abono familiar. Todas as pessoas que têm direito a este apoio social podem aceder ao portal online da Segurança Social para as poderem obter.