Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Intervenções de manutenção no Parque Escolar Concelhio


 

Intervenções de manutenção no Parque Escolar Concelhio


A gestão do Executivo Municipal tem vindo a priorizar os investimentos que visem o garante das condições nas quais a comunidade escolar desenvolve o seu trabalho ao longo do ano letivo. As muitas responsabilidades do Município de Vila Franca de Xira na área da Educação são diversificadas mas sempre centradas no objetivo geral e principal: que crianças e jovens do Concelho possam alcançar com sucesso os objetivos pedagógicos a que se propõem e previstos pelo sistema educativo nacional.

Neste sentido, foram intervencionados vários estabelecimentos de educação e ensino durante a interrupção letiva do verão, tendo sido alvo de reparação e requalificação em diversos espaços interiores e exteriores, nomeadamente a Escola Básica N.º 4 (Chasa) e os Jardins de Infância N.º 3 (Chasa), N.º 2 (Ribeiro) e do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo; a Escola Básica Prof. Romeu Gil, no Forte da Casa, e a Escola Básica Dr. Sousa Martins, em Vila Franca de Xira.

Vários milhões de euros do orçamento municipal são investidos anualmente para que isso aconteça, nomeadamente na pausa letiva de verão, onde a prioridade é assegurar que os estabelecimentos escolares estejam, aquando do arranque do ano letivo, com as melhores condições para prossecução das suas atividades.


Reabilitação da Escola Básica Nº 1 Vialonga

IMG_4173

A intervenção a realizar na Escola Básica Nº 1 Vialonga tem como principal objetivo o encerramento do polo deste equipamento escolar, sito na Quinta da D. Cândida. As obras de requalificação deste espaço, a cargo da Câmara Municipal, vão permitir implantar 4 salas de aula e espaços para pessoal docente e não docente. Será construído um edifico de raiz para a instalação da Biblioteca Escolar e do refeitório escolar, bem como espaço de recreio coberto na zona envolvente. Toda a escola será apetrechada com novo mobiliário e equipamento escolar.

Prevê-se a conclusão dos trabalhos de reabilitação durante a interrupção escolar da Páscoa, do ano letivo 2017/2018, pelo que todos os alunos ficarão instalados na Escola Básica Nº 2 Vialonga, estabelecimento de ensino inaugurado no início do ano letivo transato.

A oferta de melhores condições para os alunos e a adequação dos espaços escolares às atuais necessidades educativas é consolidado através da requalificação do parque escolar, um dos investimentos prioritários do Município de Vila Franca de Xira e que se prende com uma das suas principais áreas de atuação, a Educação.