Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Atividades de Lazer


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem um programa de dinamização Sociocultural para as várias Quintas Municipais do Concelho, que visa dar mais vida a estes espaços, melhorando as suas potencialidades de fruição para toda a população. O programa inclui vários projetos que passam pelas atividades culturais, lúdicas e até mesmo agrícolas.


“Música na Quinta” apresenta espetáculos do Conservatório Regional Silva Marques


O Programa “Música na Quinta” estreou em fevereiro de 2010, em parceria com a Sociedade Euterpe Alhandrense e apresenta ao público um concerto musical com uma formação do Conservatório Regional Silva Marques, no Salão Nobre do Palácio da Quinta Municipal da Piedade.

O objetivo da iniciativa é fomentar junto dos munícipes o gosto pela música, pela cultura, pretendendo ainda dar a conhecer o excelente trabalho do Conservatório Regional Silva Marques no âmbito da formação de jovens músicos.


Feira de Artesanato


A “Feira de Artesanato” é promovida por um grupo de artesãos, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Esta feira acontece sempre no último domingo de cada mês. Desde janeiro de 2010 que, por iniciativa da Câmara Municipal, há sempre a atuação musical de um grupo do concelho.

Com este género de iniciativas o Município pretende continuar a apoiar os agentes culturais concelhios e a fomentar o desenvolvimento de eventos socioculturais nos demais equipamentos municipais, nomeadamente a Quinta da Piedade visando o enriquecimento cultural e artístico da comunidade envolvente.


Parque Temático da Quinta da Piedade dedicado a crianças


O “Parque Temático” é uma iniciativa de características lúdico-pedagógicas, dirigida às crianças, através das instituições de educação pré-escolar e 1.º ciclo de ensino. Neste âmbito, as várias atividades do Parque Temático pretendem ser um complemento educativo para os diversos jardins de infância e as escolas de 1º ciclo que nos queiram visitar, promovendo não só o espaço da Quinta da Piedade mas realçando a crescente articulação entre a comunidade escolar e o município.

O “Parque Temático” inclui várias atividades e ateliers: Artes criativas, Jardinagem, Ateliers de lã, Sabores da Quinta, entre outras atividades que prometem fantásticos momentos de interação, aprendizagem e muita animação com as crianças do concelho, através das IPSS’s e escolas.

A participação faz-se mediante marcação prévia, através dos seguintes contactos: 263 287 600 – ext.: 2742; telemóvel: 969 800 047 ; e-mail: quintasmunicipais@cm-vfxira.pt


Quinta Municipal da Piedade | Parque de Animais



A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, de forma a permitir que os cidadãos possam ter contacto com a natureza em geral e, em particular, com o mundo rural e a vida animal, criou na Quinta Municipal da Piedade, o Parque de Animais.

Situada na Póvoa de Santa Iria, no interior do espaço patrimonial classificado da Quinta da Piedade, o Parque de Animais incorpora diversos segmentos que vão ao encontro das apetências dos visitantes.

No que respeita ao mundo animal, coabitam neste espaço diversos animais entre a vaca Piedade, a égua Rita, o casal de burros Jacó e Floribela, os que se misturam com as cabras e ovelhas, porcos e aves de capoeira.

Os animais da Quinta Municipal da Piedade são uma atração para os inúmeros visitantes, pelo que a promoção do bem-estar e a qualidade de vida destes animais são aspetos prioritários para o Município.

A par das questões da sanidade animal, a alimentação adequada das espécies residentes é uma das nossas preocupações diárias, pelo que o aporte de alimento é garantido através da distribuição de feno e de rações adequadas a cada espécie.

Como complemento à dieta alimentar, alguns animais têm ainda ao seu dispor pastagens de aveia e trigo que foram propositadamente semeadas para proporcionar o pastoreio livre de algumas espécies, nomeadamente das ovelhas, cabras, égua e burros.

No âmbito do PREDAMB – Programa de Educação Ambiental, o Município procura sensibilizar os visitantes para o respeito pela vida animal, pela natureza e pelo espaço público, desenvolvendo para isso na Quinta Municipal da Piedade diversas atividades de carácter educativo, cultural e pedagógico.