Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
pesquisar

Cultura


A Cultura assume um papel determinante na vida de qualquer comunidade. Apostar na continuidade de iniciativas culturais que são já referências incontornáveis no panorama nacional, dotar o Concelho de infraestruturas dedicadas à fruição cultural e à qualidade de vida de todos quanto nele habitam, preservar e honrar o património histórico - material e imaterial - de todos nós, tem sido desígnio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

O Concelho de Vila Franca de Xira tem hoje uma oferta cultural intensa, diversificada e de qualidade, fruto não apenas do trabalho do Município na promoção direta de iniciativas, como também do inestimável labor dos agentes culturais locais, nossos parceiros de excelência, e de outras parcerias que temos vindo a estabelecer com agentes da cultura de âmbito nacional. A “Bienal de Fotografia” e o “Cartoon Xira” são bons exemplos de iniciativas consolidadas, que há muito extrapolaram o âmbito local e se souberam afirmar no panorama da Cultura nacional, como ofertas únicas, de qualidade e referência.

A nível dos Equipamentos, não podemos deixar de destacar o Museu do Neo-Realismo e a Fábrica das Palavras, que, muito para além da sua função primordial – museu e biblioteca -, se afirmam como verdadeiros Centros Culturais, polos de dinâmica, reflexão e fruição, modernos e virados para a comunidade.

Nestes e noutros espaços museológicos e bibliográficos do Concelho, a componente educativa, virada para as escolas ou para as famílias, é uma importantíssima valência do nosso trabalho, sendo a formação e sensibilização precoce para as mais distintas áreas culturais uma das nossas principais estratégias e um investimento seguro no futuro do Concelho.

Um bom exemplo da ação que o Município tem vindo a exercer ao longo dos anos a nível da formação de públicos e educação para a Arte, é o “Palácio para os Pequeninos”, iniciativa com mais de uma década de existência ininterrupta, que continua a ser uma referência a nível da oferta cultural, lúdica, educativa e divertida, para os mais pequenos.

Destaque-se ainda a preservação do nosso Património. Uma aposta permanente do Município, no âmbito da qual, para além do legado material, não descuramos também os aspetos identitários fulcrais e estruturantes, como as tradições que moldam o carácter das nossas gentes e nos unem num sentir comum. Orgulhamo-nos por isso do reforço do papel do Museu Municipal, através da criação de novos núcleos museológicos, descentralizados pelas diferentes Freguesias, numa política facilitação do acesso dos munícipes à Cultura e ao Saber.

Orgulham-nos também projetos como aquele que, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desenvolvemos no sítio Romano-Republicano de Monte dos Castelinhos, um importantíssimo estudo arqueológico, um inestimável legado que deixaremos às gerações vindouras.



Contactos


Departamento de Educação e Cultura

Rua Alves Redol, n.º 45
2600–099 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 285 626
Fax: 263 287 605
E-mail: cultura@cm-vfxira.pt

Câmara Municipal de
Vila Franca de Xira

Praça Afonso de Albuquerque, n.º 2
2600-093 Vila Franca de Xira
Telefone
263 285 600
Coordenadas
38º 57’ 11.87” N, 8º 59’ 26.49” Wmais contactos


Feriado Municipal em 2017:

25 de maio