Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Habitação Social


Atualmente o parque habitacional municipal é constituído por 1101 fogos, dos quais 129 são geridos pela Cooperativa Promocasa. Os fogos estão distribuídos por 28 bairros, situados em todas as Freguesias|União das Freguesias do Concelho.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assegura a gestão do seu parque habitacional; promovendo os trabalhos de beneficiação ou conservação das frações e dos edifícios que integram o parque habitacional, afeto à habitação social; desenvolvendo as ações necessárias ao realojamento das famílias carenciadas; assegurando a alienação do parque habitacional e património afeto, de acordo com políticas municipais definidas.

Na sequência do estabelecido no Regulamento de Habitação Municipal, as habitações sociais são atribuídas através de concurso público. Assim, no primeiro concurso realizado em 2011 foram atribuídas 21 frações e no segundo concurso realizado em 2012 foram atribuídas outras 22 frações. No terceiro concurso, cujo início foi em outubro de 2013, foram atribuídas 58 frações municipais. No quarto concurso, com início em 2015, foram já atribuídas 37 frações prevendo-se que este número continue a aumentar, até ao fim do prazo de validade do atual concurso, dezembro de 2016.

Futuros procedimentos de Concurso para atribuição de frações municipais, nomeadamente, os critérios para a admissão das candidaturas, serão publicados através de Editais afixados na Loja do Munícipe, Freguesias|União das Freguesias do Concelho, nos Centros Comunitários e também nos jornais de maior circulação local, previamente à abertura do Concurso.