WI-FI - Internet através de Rede Sem Fios no Concelho

20140730112239947462 1 500 500
18 Agosto 2015

Dando continuidade ao projeto de inovação e modernização tecnológica do Município, Vila Franca de Xira dispõe de acesso à internet através da rede sem fios (wireless) em espaços e edifícios públicos, fornecido pela Câmara Municipal e de forma gratuita. Munido de um computador portátil ou qualquer outro equipamento com capacidade Wi-Fi (telemóvel, PDA e outros), qualquer Munícipe ou visitante pode aceder à internet nos espaços onde está instalado e identificado este sistema.

Legenda:

Ver Hotspot num mapa maior

Como aceder à Rede Sem Fios (WI-FI) do Município:
Para aceder a qualquer uma das redes wi-fi disponibilizadas pelo Município, basta efetuar um pré-registo de utilizador com o cartão de cidadão e respetivo certificado digital qualificado para garantia da autenticação na rede.

Como criar o registo do utilizador:
a) Para criar o registo do utilizador, poderá efetuá-lo em qualquer computador com acesso á internet e que disponha de um leitor de cartão do cidadão, através do seguinte link. Ou ainda, e se precisar de ajuda, poderá efetuar o seu registo, através de uma aplicação interna, nos seguintes locais:

• Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira
  • Biblioteca Municipal de Alverca
  • Biblioteca Municipal de Povoa
  • Biblioteca Municipal de Vialonga
  • Biblioteca Municipal de Forte da Casa
  • Museu do Neo-Realismo

A vantagem do registo com o cartão do cidadão, seja online ou seja através da aplicação, é que permite ao utilizador, obter as suas credenciais (username + password) de uma forma rápida e automática, sem a necessidade de qualquer intervenção extra por parte da Câmara Municipal.

b) Para os utilizadores que não possuem Cartão do Cidadão, terão de apresentar um outro documento de identificação (BI ou passaporte) nos locais mencionados anteriormente, e será criado manualmente o registo, através de uma aplicação disponível nos locais.

Redes Wi-Fi disponibilizada pela Câmara Municipal (CM):

A CM disponibiliza duas redes wi-fi, (CMVFX e CMVFX_CP). São semelhantes, exceto na forma de autenticação na rede/segurança na autenticação.

A rede com o nome CMVFX disponibiliza a mais avançada segurança na fase de autenticação, ou seja, é usado o protocolo 802.1X. Deste modo, é permitido que o dispositivo, seja ele qual for, guarde as credenciais do utilizador, necessitando assim que seja configurado uma única vez. Sempre que o dispositivo deteta uma rede com o nome CMVFX, tenta autenticar-se de uma forma automática com as credenciais guardadas no dispositivo.

A rede com o nome CMVFX_CP disponibiliza um portal de autenticação, em que o utilizador introduz as suas credenciais sempre que quer fazer login na rede.

Foi criado um manual, em formato PDF, que pode ser consultado, através do Link ou QRCode disponibilizados a baixo. Esse manual, contem mais informação, inclusive um tutorial com todos os passos de configuração dos dispositivos.

Para qualquer duvida, poderá sempre enviar um email, para o endereço publico.cmvfx@gmail.com. Responderemos assim que possível.

• Manual Wireless                                      • Termos Utilização
QR Code Manual Wireless.pdf                      imagem

Poder enviar um e-mail, fazer um qualquer trabalho escolar ou profissional online ou, simplesmente, navegar na internet, fora de casa e de forma gratuita, é uma realidade no nosso Concelho. Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e sem tempo limite de utilização, este serviço pretende trazer maior dinâmica e utilização dos equipamentos e espaços públicos por parte da população. Enquanto usufrui de locais privilegiados da cidade, o cidadão pode experienciar em simultâneo a navegação online, tirando assim partido das vantagens deste acesso como a mobilidade.

Câmara Municipal de
Vila Franca de Xira

Praça Afonso de Albuquerque, n.º 2
2600-093 Vila Franca de Xira