Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Sítios | Blogues / Plataformas Online


Mobile Lab: matemática e física do secundário num único portal


O MOBILE LAB, é um novo portal de conteúdos multimédia que pretende explicar o funcionamento das comunicações móveis ao mesmo tempo que permite aos alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) consolidarem os seus conhecimentos de Matemática e Física.

Os conteúdos multimédia desenvolvidos partem de um problema relacionado com os sistemas de comunicação móveis e estão integrados, quer nos programas de Física, quer nos programas de Matemática.


Plataforma Digital “Cantar Mais”


“Cantar Mais – Mundos com voz” é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções), com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação.

Estas canções e recursos, acessíveis nesta plataforma digital de livre acesso, possibilitam o incremento, através da canção e do cantar, de práticas artístico-musicais nas escolas e nas comunidades. Deste modo, trata-se de um contributo para o desenvolvimento da cultura e aprendizagem musical das crianças e dos jovens, bem como uma ferramenta de trabalho e de formação de educadores, professores e outros agentes educativos.


Oficinas de Pais em Vila Franca de Xira


imagemO projeto Oficinas de Pais foi pensado para ajudar os pais na exigente tarefa de educar crianças e jovens com deficiência, participando ao máximo na sua vida. Numa parceria entre a Associação Pais-Em-Rede e o Instituto Superior Psicologia Aplicada, tem financiamento da Direção Geral de Saúde e da Fundação Calouste Gulbenkian, a fim de que os pais que pretendam participar não tenham qualquer encargo.

A participação dos pais nestas Oficinas pode dar-se em três níveis:
1º nível - Grupos de Apoio Emocional (GAE) em que se pretende que diferentes pais se encontrem com os seus pares para troca de experiências, que saibam gerir as suas emoções e compreendam os efeitos do filho com deficiência na sua família, que consigam identificar problemas e necessidades para posteriormente conseguirem encontrar respostas (total de 18h, distribuídas por 7 sessões aos sábados à tarde).
2º nível - Grupos de Fortalecimento e Coresponsabilização (COR).
3º nível - Formação de Pais Prestadores de Ajuda.

A associação Pais-Em-Rede em estreita articulação com o Município de Vila Franca de Xira pretende iniciar um grupo de Nível I no concelho.

Para mais informações contactar Maria João Santos através dos telefones 213960176/964798238 ou via email para oficinasdepais.lisboa@gmail.com.
Mais informações em www.paisemrede.pt 


Portal Infoescolas


O portal Infoescolas é uma plataforma online, lançada pelo Ministério da Educação e Ciência, que disponibiliza estatísticas da Educação, do qual também fazem parte o Infocursos, referente ao Ensino Superior, e o Infoescolas do Ensino Secundário – Cursos Científico-Humanísticos.

O trabalho foi desenvolvido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) em articulação com a Direção-Geral da Educação (DGE), com o objetivo de dar às escolas e à comunidade educativa o acesso a informação estatística relevante sobre a demografia dos alunos da escola e sobre o seu desempenho escolar.


Linha do Professor


No dia 1 de abril, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) lançou, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família (APF), a linha do professor. Parte integrante da Sexualidade em Linha, projeto em parceira com a APF, a linha telefónica 218 920 820 pretende ser um serviço de atendimento/aconselhamento técnico direcionado a todos/as os/as professores/as que tenham necessidade e/ou desejem trabalhar as questões ligadas à sexualidade.

Trata-se de um recurso para a implementação dos projetos a desenvolver e/ou já existentes nas escolas do país na área da Educação Sexual e um espaço de esclarecimento, orientação e encaminhamento face às situações com as quais os/as docentes são confrontados/as em contexto escolar por parte dos/as alunos/as.

Este projeto tem como objetivos:

  • Esclarecer e informar os professores sobre a regulamentação e aplicação da lei sobre Educação Sexual nas escolas;
  • Esclarecer, informar e orientar os professores face ao desenvolvimento e aplicação do seu projeto no âmbito da Educação Sexual;
  • Informar e apoiar os professores no esclarecimento de dúvidas e/ou questões junto dos alunos e eventuais situações com os alunos que possam ser sinalizadas.

Para obter mais informações consulte o Portal da Juventude.


Portal Ensina da RTP


É um portal de internet cuja finalidade é proporcionar a consulta de conteúdos pertencentes à RTP vocacionados para a educação e conhecimento, destinado a ajudar alunos, professores e pais no momento de aprender, que foi lançado pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) e a RTP.

Os conteúdos formativos e de carácter pedagógico estão distribuídos por 10 temas: Artes, Cidadania, Ciência, Concurso, Conhecer a RTP, Educação para os Media, Filosofia, Português, História, RTP nas Escolas.

Ao longo das últimas décadas, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) produziu inúmeros conteúdos cujo interesse não se esgotou na sua divulgação televisiva ou radiofónica. Entrevistas com figuras notáveis das letras, das artes, das ciências, bem como documentários sobre o património e a história, frequentemente procurados por professores e estudantes, têm tido acesso limitado ou caem até no esquecimento. Esses conteúdos são um complemento relevante para o trabalho feito na sala de aula, e passam agora a estar disponíveis online, através das várias plataformas digitais que o Ensina utiliza.

Estão disponíveis, numa primeira fase, vídeos, áudios, infografias e fotografias produzidas pelos diferentes canais da Rádio e Televisão de Portugal ao longo das últimas oito décadas. Para além de pequenos excertos de entrevistas ou programas, apresentam também alguns grandes documentários com grande relevância para determinadas matérias escolares.


Centro de Recursos e Formação Educação Diferente


O Cerfapie, Centro de Recursos e de Formação da APIE - Associação Portuguesa de Investigação Educacional, anuncia a disponibilização de um novo sítio eletrónico ao serviço da educação especial.

O Centro de Recursos e Formação Educação Diferente tem como principais objetivos:

  • Proporcionar ações de formação/sensibilização junto de técnicos, encarregados de educação e restante comunidade;
  • Promover a investigação e o estudo de problemáticas relacionadas com a educação especial;
  • Dinamizar ações de intervenção junto de populações específicas: pedagógicas, terapêuticas e de reabilitação;
  • Construir, aplicar e partilhar materiais de apoio à educação especial;
  • Auxiliar e contribuir para o esclarecimento de todas as problemáticas relacionadas com a educação especial.

Para mais informações, consultar as páginas do Centro de Recursos e Formação Educação Diferente e da Cerfapie.


Ciberescola da Língua Portuguesa


Já se encontra disponível o novo serviço do Ciberdúvidas – a Ciberescola da Língua Portuguesa – em www.ciberescola.com.

A Ciberescola da Língua Portuguesa é uma plataforma de ensino e apoio ao ensino do português, na componente de língua materna e na componente de língua não materna /estrangeira. Integra recursos para professores, exercícios interativos e cursos a distância. O acesso é universal e gratuito. Não é necessário descarregar nenhum software adicional.

Todos os conteúdos, quer dos exercícios (cerca de 1000 até ao momento), quer dos cursos, quer do banco de recursos, são originais, produzidos e geridos por professores e investigadores em linguística, literatura e ensino de língua. São visadas, equilibradamente, as competências da gramática, leitura, escrita, oralidade e vocabulário. Nesta medida, a plataforma constitui-se como um projeto inovador no universo de oferta de ensino do português via Web.


Espaço criança no IAC


O Instituto de Apoio à Criança (IAC) disponibiliza no seu sítio institucional o "Espaço Criança". Trata-se de um sítio dirigido a todas as crianças que, mediante um simples click, aí podem encontrar informação muito variada sobre os "assuntos" que lhes dizem respeito.

O Espaço Criança disponibiliza ao público informação sobre legislação, manuais sobre segurança infantil, uma lista de contactos muito úteis para momentos em que estejam com um problema ou queiram conversar com alguém, sugestões de livros que falam dos Direitos e Deveres da Criança de uma forma interessante e, por vezes, divertida e, ainda, a indicação de sítios que devem consultar e onde podem aprender, brincar, ler e jogar nos seus tempos livres.

Quando navegarem nas páginas deste novo espaço, podem, também, "sentir" a poesia, ouvir música, ver os vídeos, pintar e aprender sobre os jogos tradicionais portugueses ou com as notícias sobre os Direitos da Criança em Portugal e no mundo, entre outras matérias.

Na página dedicada à "Partilha de Saberes" as crianças podem publicar contos, poemas, letras de canções, jogos e passatempos alusivos aos Direitos da Criança, da sua autoria, e enviá-los para o endereço eletrónico espaco.crianca@iacrianca.pt.

Para aceder ao Espaço Criança, visitar o sítio Instituto de Apoio à Criança - IAC.


GeoAlverca - a geologia à distância de um clique


O GeoAlverca é um site fundado por alunos do 12.º ano da Escola Secundária Gago Coutinho em Alverca, em atualização permanente, com o intuito de fomentar a Geologia.