Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Iniciativas | Programas

Registo dos Clubes de Programação e Robótica - 2017/2018


Sem_T_tulo_1_750_2000 (2)A 4.ª edição da iniciativa "Clubes de Programação e Robótica", promovida pela Direção-Geral da Educação, está a decorrer e o registo dos vários clubes de programação e robótica, que existem nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas do ensino público e privado deverá ser efetuado até ao dia 29 de dezembro de 2017.

Cada Direção de Agrupamento de Escolas /Escola não Agrupada deverá identificar apenas um clube por unidade orgânica, sendo os restantes, caso existam, considerados delegações do mesmo. Todos os clubes, mesmo os que já se inscreveram nos anos letivos anteriores, deverão proceder a uma nova inscrição, através do preenchimento do formuláriodisponível.

A iniciativa decorre na sequência do êxito dos anos anteriores, 201 clubes na última edição, sendo que do Concelho de Vila Franca de Xira foram registados os Clubes da Escola Secundária Gago Coutinho (Alverca), Escola Secundária do Forte da Casa, Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), Escola Básica do Bom Sucesso (Alverca), Escola Básica Soeiro Pereira Gomes (Alhandra) e o Colégio “O Cocas” (Alhandra).

Para outros esclarecimentos, poderá consultar o site da iniciativa ou enviar uma mensagem de correio eletrónico para cpr@dge.mec.pt.


Concurso "Conta-nos uma história!"


Sem_T_tulo_1_750_2000 (3)O Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e a Rádio ZigZag, lança a 9.ª Edição do Concurso "Conta-nos uma história!".

Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

A introdução da língua inglesa no currículo do 1.º CEB, nos 3.º e 4.º anos, justificou o alargamento deste concurso à língua inglesa e nestes anos de ensino. Esta nova categoria, introduzida em 2016/2017, tem como título: “Once Upon a Time...”.

As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Em todos os casos, devem conter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.

A inscrição no concurso deverá ser realizada até 15 de janeiro de 2018, através do preenchimento do respetivo formulário e o envio do(s) projeto(s) deverá ser realizado entre o dia 16 de janeiro a 30 de março de 2018. Para mais informações deverá ser consultado o regulamento do concurso.


Dia da Internet Mais Segura - Segurança Digital nas Escolas


Sem_T_tulo_1_750_2000 (4)O Dia da Internet Mais Segura, promovido pelo projeto SeguraNet, vai ser comemorado no dia 6 de fevereiro de 2018, sendo um evento marcante no calendário da Segurança Digital, comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.

Para assinalar este dia na comunidade escolar as escolas são convidadas a dinamizarem atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança Digital, durante o mês de fevereiro de 2018, sendo uma oportunidade para iniciar ou reforçar os temas da segurança digital entre alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e pais.

De forma a dar visibilidade às iniciativas que cada escola/agrupamento irá desenvolver, deverá ser efetuado o respetivo registo, através do preenchimento do Formulário de Registo.

Para mais informações consulte o site da iniciativa.


Projeto 80

Sem_T_tulo_1_750_2000 (5)
Projeto 80 é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Quercus e do Green Project Awards.

É um programa de âmbito nacional que procura promover o associativismo, a educação para a sustentabilidade, o empreendedorismo e a cidadania democrática, que pretende estimular a participação cívica dos alunos através do desenvolvimento de projetos com a colaboração de professores das áreas relacionadas com o projeto, as quais os estudantes se proponham desenvolver.

Podem candidatar-se a este projeto as Associações de Estudantes das escolas do 3.º ciclo do ensino básico e secundário ou grupos informais de alunos que desenvolvam um projeto de sustentabilidade que promova, nomeadamente, a gestão eficiente de recursos, a diminuição da pegada carbónica e hídrica, a biodiversidade, o empreendedorismo, a economia verde e a inovação social, bem como o voluntariado ou outras formas de cidadania e participação pública.

As candidaturas têm um limite máximo de 20 alunos e devem incluir um professor, que assumirá a função de “Consultor da Candidatura”. As candidaturas podem ser submetidas até 31 de maio de 2018, preenchendo o formulário de candidatura disponível no site onde também se disponibilizam todas as informações.