Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Outros Eventos


Festival Juventude 2018 decorre entre 16 e 19 de maio

Festival_Juventude_2018_1_750_2000Tem lugar de 16 a 19 de maio, no Parque Urbano de Vila Franca de Xira, a próxima edição do Festival da Juventude que apresenta este ano algumas novidades. Para além de passar a ter a duração de quatro dias, a iniciativa conta com a presença de empresas que irão apresentar possíveis saídas profissionais para os jovens estudantes.

O Festival volta este ano a sair do Pavilhão Multiusos, com dois palcos instalados no Parque Urbano. Para o palco principal estão previstos concertos de entrada livre com nomes grandes do panorama musical português, que serão divulgados oportunamente. O palco secundário vai receber diversas atividades, entre elas o encontro de youtubers.

Durante os quatro dias da iniciativa pode ainda ser visitada uma vasta área de stands que mostram a oferta das Escolas Secundárias do Concelho e de diversas associações, bem como exposições do interesse do público mais jovem.

Mais informações sobre o programa serão divulgadas aqui.


Seminário “Perfil do aluno do século XXI: rumo ao sucesso educativo”


Sem_T_tulo_1_750_2000O Conselho Municipal de Educação de Vila Franca de Xira, em parceria com a Câmara Municipal, promove anualmente um seminário dedicado à área da educação. Subordinado este ano ao tema “Perfil do aluno do século XXI: rumo ao sucesso educativo”, tem lugar no dia 29 de maio de 2018, pelas 9h30, no auditório da Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira.

programa desta iniciativa vai contar com conferências que terão as intervenções de Álvaro Laborinho LúcioJuiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça e de David Justino,Coordenador do estudo Atlas da Educação. Para abordar questões referentes ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, conta-se com a presença de Maria João Horta, Investigadora na área da educação e das TIC e que integrou o Grupo de Trabalho deste documento.

O “Perfil dos Alunos para o século XXI” é um documento que se constitui como referencial para a escolaridade obrigatória e visa definir "o perfil de competências que se pretende que os alunos apresentem no final do percurso escolar de 12 anos, que lhes permita continuar a aprender ao longo da vida e responder aos desafios do mundo atual, a par do desenvolvimento de competências do século XXI".

O Seminário encontra-se proposto para certificação como ação de formação de curta duração para professores pelo Centro de Formação Infante D. Pedro, conforme Despacho nº 5741/2015 de 29 de maio e releva para a avaliação do desempenho e para a progressão em carreira de Educadores de Infância e de Professores dos ensinos Básico e Secundário.

As inscrições e mais informações sobre a iniciativa serão disponibilizadas brevemente no site municipal.


Conferência Internacional Beyond PISA Results

Confer_ncia_Internacional_Beyond_PISA_Results_1_750_2000

Conselho Nacional de Educação organiza a Conferência Internacional Beyond PISA Results, no dia 16 de maio, às 9h30, no auditório do Conselho Nacional de Educação, em Lisboa, reunindo perspetivas nacionais e internacionais sobre o PISA.  

A conferência tem como objetivo discutir como a informação obtida através do PISA pode ser usada para identificar aspetos fundamentais dos sistemas educativos e informar políticas públicas que visam promover a qualidade e equidade do sistema educativo, bem como os dados que resultam das avaliações internacionais são e podem ser usados, trabalhados e comunicados para e pelos diversos atores educativos (decisores políticos, comunicação social, escolas, estudantes e famílias).

Com o intuito de trabalhar de forma mais aprofundada os dados do inquérito PISA, foi criado o projeto de investigação aQeduto, uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que pretende analisar as bases de dados PISA de 2000 a 2012, destacando temáticas através de análises quantitativas que ajudam a compreender e explicar a evolução positiva dos alunos portugueses nos testes PISA, identificando os pontos fracos e fortes do sistema educativo português em comparação com outros países europeus.

Para mais informações sobre a conferência, consulte o Programa.