Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Aprendizes do Fingir


imagemPrograma da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que tem como principal objetivo promover e apoiar a atividade dos Núcleos de Teatro das Escolas EB 2,3 e Secundárias do Concelho. Ao longo do ano letivo realizam-se ações de formação dirigidas a professores e alunos, a iniciativa “Bater Texto Com…” que visa promover o contacto com profissionais da área da representação que partilham a sua experiência com os alunos, e disponibiliza-se apoio financeiro para a produção dos espetáculos. Estes são desenvolvidos por alunos e professores, no âmbito das tarefas extracurriculares.

Este Programa pretende estimular o gosto pelo teatro e a partilha dessa experiência no espaço escolar, contribuindo para a consolidação de hábitos de consumo cultural entre as camadas mais jovens.


24.ª Edição da mostra de teatro escolar “Aprendizes do Fingir”
 


Teve lugar nos dias 25 e 26 de maio, no Auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense, a 24.ª edição da Mostra de Teatro Escolar “Aprendizes do Fingir”, ocasião onde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano letivo pelos sete Núcleos de Teatro das Escolas EB 2,3 e Secundárias do Concelho de Vila Franca de Xira envolvidos no projeto.

Na presente edição participaram 146 alunos e 15 docentes dos Núcleos de Teatro das Escolas Básicas D. António de Ataíde (Castanheira do Ribatejo), Pedro Jacques de Magalhães (Alverca do Ribatejo), Soeiro Pereira Gomes (Alhandra), Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco (Póvoa de Santa Iria), Vialonga, Bom Sucesso (Alverca do Ribatejo) e Secundária Gago Coutinho (Alverca do Ribatejo).

Três destes espetáculos, escolhidos entre pares, foram presentes ao público em geral no dia 2 de junho, no Fórum Cultural da CHASA, em Alverca do Ribatejo, a peça “No Tempo dos Forais…E Outras Coisas Mais”, pelo Núcleo de Teatro da Escola Básica Soeiro Pereira Gomes; no dia 3 de junho, no Auditório da Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira, teve  lugar a apresentação do Núcleo de Teatro da Escola Básica do Bom Sucesso, com o espetáculo “Daqui não Saio” e no dia 10 de junho, no Espaço Cultural Fernando Augusto, na Póvoa de Santa Iria, foi feita a apresentação do Núcleo de Teatro da Escola Básica de Vialonga com a peça “A Cruzada das Crianças”.