“Reabilitar, Consigo!” e “Revitalizar, Consigo!”

01 Dezembro 2015

Programas de estímulo a particulares e empresas para a Regeneração Urbana.

_Reabilitar__Consigo___e__Revitalizar__Consigo___1_1024_2500

A reabilitação e regeneração urbana são uma prioridade na atuação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Nesse sentido, a Autarquia decidiu intervir, com um plano de ação para a sua Estratégia de Regeneração Urbana, que, entre um conjunto alargado de medidas, abrange o edificado e o tecido empresarial. Para os edifícios criou o programa “Reabilitar, Consigo!”; para o setor empresarial criou o programa “Revitalizar, Consigo!”.

O objetivo do “Reabilitar, Consigo!” é reabilitar e preservar o património edificado do Concelho, criando as melhores condições de habitabilidade e sustentabilidade ambiental e energética dos edifícios, bem como uma melhor qualidade de vida em todas as suas áreas envolventes.

O “Revitalizar, Consigo!” pretende reforçar a atratividade e competitividade do tecido empresarial, a fim de incrementar a criação de emprego, alargar a indústria a setores inovadores ou complementares, revitalizar áreas devolutas e requalificar instalações industriais.

Os programas englobam um vasto conjunto de benefícios fiscais e incentivos financeiros para que particulares e empresas sejam estimulados a empreender as intervenções e obras necessárias à necessária reabilitação e revitalização, no âmbito da estratégia elaborada.

O Plano de Ação para a Estratégia da Regeneração Urbana do Concelho de Vila Franca de Xira tem o horizonte temporal 2014-2020 e inclui três grandes desígnios: Viver; Visitar e Investir e Trabalhar. A concretização destes desígnios engloba nove domínios de ação. Entre eles estão a Reabilitação, onde se enquadra o programa “Reabilitar, Consigo!”; e a Governança e Capacitação, em que se enquadra o “Revitalizar, Consigo!”.