Obras de reparação do Mouchão da Póvoa vão começar
Foi assinado o contrato, estimado em mais de um milhão de euros
O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, presidiu a 30 de maio à cerimónia de assinatura do contrato para a reparação do Mouchão da Póvoa, realizada no Bairro dos Pescadores na Póvoa de Santa Iria, uma intervenção com um custo estimado de 1,07 milhões de euros. Marcaram também presença neste momento o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins e o Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, Jorge Ribeiro.
A cerimónia incluiu uma visita de reconhecimento do local a intervencionar. Com um prazo de execução previsto de 180 dias, a empreitada tem por objetivo a reconstrução do troço do dique e de uma porta de água, que foram destruídos, e também a reposição, no tardoz do dique, de parte dos terrenos que foram arrastados do interior do Mouchão para o leito do rio Tejo.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a colaborar com a Agência Portuguesa do Ambiente, no sentido de agilizar o início desta urgente intervenção.