Balcão Virtual da Loja do Munícipe já está disponível online
Apresentação pública do Projeto de Atendimento Online realizou-se a 28 de outubro
Já é possível aceder à Loja do Munícipe a partir do site da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O Balcão Virtual da Loja do Munícipe está acessível em www.cm-vfxira.pt (em “Área do Munícipe”), onde se encontram já disponíveis vários Serviços. A medida foi apresentada publicamente no passado dia 28 de outubro, data em que se assinalaram 4 anos de funcionamento da Loja do Munícipe em Vila Franca de Xira.
Para utilizar este Balcão Virtual, o Munícipe deverá fazer o registo e autenticação, com recurso ao seu cartão de cidadão*. Para além de outros serviços, podem já ser preenchidos e submetidos online um conjunto alargado de formulários e requerimentos que abrangem diversas áreas, tais como veículos, trânsito, atividades económicas ou reserva de equipamentos municipais para eventos. Tal como referido pelo Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita aquando da apresentação do projeto, o objetivo da Autarquia é que, gradualmente, todos os serviços municipais de atendimento, em todos os seus domínios de atividade, venham a estar disponíveis através desta plataforma digital. A criação do Balcão Virtual da Loja do Munícipe procura assim simplificar e melhorar a relação da Autarquia com os seus Munícipes, seguindo princípios de modernização administrativa, rapidez, comodidade, desmaterialização e desburocratização.
* Em caso de dificuldade, está também disponível online um campo específico para solicitar apoio à criação desse registo.
4 anos de Loja do Munícipe com um balanço muito positivo
Na apresentação deste novo projeto de atendimento online, foram também divulgados os dados relativos aos quatro anos de existência da Loja do Munícipe em Vila Franca de Xira. A decisão tomada pela Câmara Municipal em 2015, de centralizar num único espaço todos os postos de atendimento municipais, traduziu-se em resultados muito positivos, com ganhos ao nível da eficácia e da qualidade do atendimento que beneficiaram, acima de tudo, os próprios munícipes. Desde 2015, a Loja do Munícipe registou 231.472 atendimentos presenciais, a entrada de 207.497 documentos e 239.006 chamadas telefónicas. Com apenas oito reclamações registadas desde a sua abertura (sobretudo relacionadas com o tempo decorrido para o atendimento), a introdução do “Livro de Elogios” em abril de 2018 traduz-se no registo de 14 elogios ao funcionamento desta estrutura de atendimento.
Sempre com a perspetiva de melhorar a relação da Câmara Municipal com os Munícipes, promovendo a proximidade dessa ligação, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira introduziu no presente ano alterações à imagem das suas Delegações na Póvoa de Santa Iria e de Alverca, uniformizando também o fardamento dos trabalhadores municipais que ali exercem as suas funções. Existem assim atualmente não uma mas três Lojas do Munícipe, em Vila Franca de Xira, Alverca do Ribatejo e Póvoa de Santa Iria. Destaque ainda para a criação, também em 2019, do Balcão da Inclusão, que funciona na Loja do Munícipe em Vila Franca de Xira desde abril, e que tem por objetivo prestar um serviço de atendimento especializado e inclusivo, dirigido a pessoas com deficiência ou incapacidade e respetivas famílias, que dá uma resposta de proximidade e de apoio às suas necessidades.