Fotógrafo Rui Dias Monteiro é o vencedor do Prémio BF16

19 Dezembro 2016

Foi anunciado a 16 de dezembro, o nome do vencedor do prémio BF16 – Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, o fotógrafo Rui Dias Monteiro, a quem coube um prémio pecuniário de 5.000€.

Rui Dias Monteiro foi distinguido pela série Terra Morta, um díptico que integra uma instalação de poesia e fotografia, e que remete para imagens da sua família e terra natal, na Beira Baixa. A atribuição deste galardão esteve a cabo de um Júri composto por Nuno Crespo, crítico do Público e personalidade de reconhecido mérito, Paula Varanda, Directora-Geral das Artes, Pedro Rodrigues, docente no IADE e personalidade de reconhecido mérito, Sandra Vieira Jürgens e Fátima Faria Roque, ambas na qualidade de representantes da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

O anúncio foi feito no Celeiro da Patriarcal, local onde se encontram patentes até 8 de janeiro os trabalhos dos 9 artistas selecionados de um total de 93 candidaturas. Na mesma ocasião teve ainda lugar o lançamento do catálogo da mostra.

Celeiro da Patriarcal
Rua Luís de Camões, n.º 130