Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Arquivo Municipal


imagemO edifício onde se encontra o Arquivo Municipal divide-se em três salas distintas, cada uma possuindo um papel diferente na guarda de documentos. Uma das salas pertence ao Arquivo Intermédio, nomeadamente processos de obras, colecção de actas, processos individuais e uma colecção de legislação portuguesa. Este arquivo subdivide-se, no entanto, em dois edifícios: um situado na Castanheira do Ribatejo, que apenas serve de depósito, e o que se encontra implantado no edifício da Setor de Arquivo Municipal. No entanto, a documentação aqui existente não está disponível aos utilizadores, para consulta, sendo o seu acesso interdito por motivos internos à instituição.

O Arquivo Histórico ocupa uma segunda sala, espaço aliás comum, ao Serviço Administrativo do Arquivo Municipal, onde se pode visualizar de imediato as funcionárias deste serviço. Dispõe também de uma sala de leitura, onde os utilizadores poderão pesquisar tanto a documentação, como as monografias expostas na Biblioteca de Apoio.

A principal função de um Serviço de Arquivo Municipal é informar tanto a instituição produtora – a Câmara - como os cidadãos. E para informar há que controlar, descrever e localizar os documentos, operações-chave que emergem do processo de tratamento documental e recuperação da informação. O seu êxito depende, em parte, da existência de regras pré-estabelecidas e publicamente conhecidas, condensadas num Regulamento Municipal.



Contactos


Arquivo Municipal

Rua Professor Reynaldo dos Santos, n.º 18 | 2600-227 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 285 600, ext. 2830/2831
E-mail: arquivomunicipal@cm-vfxira.pt
Horário: 2.ª a 6.ª feira, 9h00-12h30 e 14h00-17h30;
Encerra aos sábados, domingos, feriados e na 1ª quinzena de agosto.