Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Notícias


Projeto Não Sejas um Peão na Relação


Este projeto em implementação consiste na realização de sessões de esclarecimento nas escolas do concelho, subordinadas ao tema a Violência no Namoro, cujo objetivo é sensibilizar os jovens para esta temática. A sessão de esclarecimento divide-se em dois momentos distintos: num primeiro momento faz-se o enquadramento da temática a Violência Doméstica/Violência no Namoro e num segundo momento dá-se a conhecer os recursos disponíveis a nível concelhio e nacional para se poder denunciar este tipo de situações.

Durante o ano de 2015, foram realizadas 8 sessões em diferentes escolas do concelho, tendo abrangido 405 alunos e 22 professores.

No presente ano, já se realizaram 3 sessões do projeto, cujo principal objetivo é sensibilizar os jovens para esta realidade cada vez mais presente na nossa sociedade. As mesmas são dinamizadas pelo Conselho Nacional de Juventude, que faz o enquadramento da temática e pelas Forças de Segurança do concelho, que procedem ao enquadramento jurídico de crime público que constitui o ato de violência doméstica e os meios de denúncia de que dispomos para este género de ocorrências. Estiveram presentes cerca de 150 alunos, assim como 6 professores.

Como material de divulgação foi elaborado um separador de livros que é distribuído a todos os presentes e que é o slogan do Projeto.

Em 2015, no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, assinalado a 25 de novembro, foi realizada na Escola Secundária Alves Redol, uma sessão do projeto, que contou com a participação de cerca de 100 alunos e 4 professores.

imagem    imagem


Candidatura à 2ª edição do Prémio Viver em Igualdade promovido pela CIG – Biénio 2014-2015


O Prémio destina-se a distinguir municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não - Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

Esta é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-2017.


Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres – 25 novembro 2014


Recebemos no Salão Nobre da Universidade Sénior, a escritora Filomena Iria, que nos apresentou o seu livro (Re)contos de Violência Doméstica, com prefácio de Daniel Cotrim da APAV.

Nesta sessão que também serviu de sensibilização estiveram presentes cerca de 30 alunos da US, que deram o seu testemunho pessoal enquanto vítimas ou conhecedoras de casos vizinhos.


Dia Municipal para a Igualdade no concelho de Vila Franca de Xira – 24 de outubro 2015


imagemO Dia Municipal para a Igualdade assinalou-se na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira – Fábrica das Palavras, onde foi apresentado o PMI CMVFX 2015-2020 e inaugurada uma exposição com o título “Pintar a Igualdade”, com trabalhos sobre a temática, realizados por alunos dos vários agrupamentos de escolas do concelho. O melhor trabalho foi eleito o símbolo do PMI CMVFX 2015-2020. Neste mesmo dia, durante o período da tarde, foi apresentado um documentário elaborado pelos jovens voluntários do Projeto Poder (Es)colher, onde nos dão a conhecer os seus testemunhos sobre o que entendem ser a igualdade de género e que serviu de mote ao início do workshop intitulado ”Trabalho, Família e Igualdade de Género”, moderado pelo jornalista da TVI Marcos Pinto e dinamizado pela Dra. Vânia Sofia Carvalho (Assistente convidada da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa) e pelo Dr. Bernardo Coelho (Investigador do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do Instituto Superior de Ciências Socais e Políticas da Universidade de Lisboa.


Símbolo do Plano Municipal para a Igualdade do MVFX – trabalho vencedor


imagem

Trabalho elaborado pela aluna Renata Zenha do 12º E da Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos


Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres – 25 novembro 2015


Foi realizada na Escola Secundária Alves Redol, uma sessão do Projeto Não Sejas um Peão na Relação, que contou com a participação de cerca de 100 alunos e 4 professores.


imagemFolheto de Sensibilização sobre os Direitos na Parentalidade


No passado mês de fevereiro foi divulgado junto de todos os trabalhadores da autarquia um Flyer sobre Direitos na Parentalidade, à luz da legislação em vigor.


Dia Internacional da Mulher – 8 de março 2016


Pelo terceiro ano consecutivo, no passado dia 8 de março, aquando da celebração do Dia Internacional da Mulher, foi oferecido a todas as funcionárias do município o “Cheque do Tempo”, permitindo a cada uma usufruir da dispensa de meio-dia de trabalho.

Esta iniciativa visa proporcionar às mulheres/trabalhadoras da CMVFX algum tempo destinado a si próprias, considerando que no atual contexto socioeconómico a mulher desempenha uma multiplicidade de papéis, mãe, esposa, trabalhadora, tornando-se difícil por vezes, a conciliação da vida pessoal e profissional.

imagem


Celebração do Dia do Pai – 19 de março 2016


No âmbito das comemorações municipais do Dia do Pai, realizou-se um workshop sobre “A importância de uma maior participação dos homens no desenvolvimento das crianças”.

A iniciativa contou a presença do Dr. Mário Paiva (Chefe do Serviço de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira), do Dr. João Pereira da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (Perito em Estudos de Género), do Dr. João Paulo Ribeiro (Psicólogo) da Equipa de Pedopsiquiatria da Unidade Autónoma de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira, tendo como moderador o Jornalista Marcos Pinto.

Visava alertar para a importância que o amor do homem pode ter na formação da personalidade da criança, bem como, analisar os benefícios que um pai presente e carinhoso poderá ter na formação da personalidade do filho, tornando-o num adulto mais seguro e capaz de estabelecer ligações afetivas mais facilmente na vida adulta. Refira-se que esta atividade teve um carácter inovador, porque para além do público em geral, destinou-se também aos funcionários do município, que tiveram a oportunidade de estarem presentes, durante o horário laboral, tendo a iniciativa uma componente de formação pessoal e profissional.

imagem


Candidatura ao Galardão de Autarquia Familiarmente Responsável – 8ª edição 2016


imagemO município candidata-se anualmente a este galardão, tendo nos últimos cinco anos consecutivos alcançado sempre esta distinção. De salientar que o MVFX é considerado uma Autarquia Familiarmente Responsável pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, constituindo-se como um município que através da sua política de apoio às famílias, munícipes e trabalhadores/as autárquicos/as, se destaca por mais e melhores práticas adotadas, promovendo a conciliação da vida profissional e familiar.


Candidatura à 3ª edição do Prémio Viver em Igualdade promovido pela CIG – Biénio 2016 - 2017


O Prémio destina-se a distinguir municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não - Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

Esta é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-2017.


Ciclo de Conferências do Núcleo Museológico de Alverca


imagemDurante o presente ano, serão realizados 10 debates sobre as temáticas - Quotidianos do Feminino: do passado ao presente e a Igualdade de Género, com convidados de diversas áreas, a saber:

  • 6 fevereiro – Mulheres Portuguesas;
  • 5 de março – As primeiras mulheres repórteres: Portugal nos anos 60 e 70;
  • 12 de março – Igualdade de Género: história e ação presente;
  • 9 de abril – Mulher transparente;
  • 23 de abril – A mulher na participação política antes e após o 25 de abril;
  • 7 de maio – Histórias que as mulheres contam: testemunhos reais;
  • 14 de maio – Novos conceitos de família;
  • 4 de junho – Condição Feminina no Império Colonial Português;
  • 10 de setembro – A Malícia das Mulheres;
  • 15 de outubro – Masculino Feminino: a construção social da diferença.