Assembleia Municipal Jovem – Edição 2018

06 Abr 2018

AMJ 2018

É já no próximo dia 9 de maio, pelas 15h00, na Escola Secundária Alves Redol, em Vila Franca de Xira, que tem lugar a 11.ª edição anual da Assembleia Municipal Jovem.

Subordinada ao tema "A Igualdade de Género – Um Debate para Tod@s", a iniciativa organizada pela Câmara e Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, tem como objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, sublinhando a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.

Na sessão deste ano participarão alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, da Escola Secundária Gago Coutinho, do Colégio Álvaro Vidal – Fundação CEBI, do Centro de Formação Profissional de Alverca – IEFP e da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Polo da Póvoa de Santa Iria, que farão ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Incentivando as capacidades de argumentação e defesa de ideias dos mais jovens, e incutindo valores tais como a tolerância, o respeito e a solidariedade, pretende-se com este envolvimento ativo da comunidade escolar no projeto, dar a conhecer o significado e o papel do mandato de membro da Assembleia Municipal, bem como o processo de decisão deste órgão representativo de todos os munícipes.

Subordinada ao tema da iniciativa, foram ainda convidadas todas as escolas básicas do 2.º e 3.º ciclo e escolas secundárias do Concelho a participar numa exposição, através da apresentação de trabalhos de fotografia e/ou “Curtas-metragens”.