Realizador Lauro António promove MasterClass de Cinema no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira

Realizador Lauro António promove MasterClass de Cinema  no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca d...
27 Mar 2018

Inscrições terminam a 3 de abril

masterclass

A Masterclass de Cinema “A Comédia Italiana”, a cargo do realizador Lauro António, vai decorrer no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, de 4 de abril a 25 de julho. As inscrições terminam a 3 de abril. Destinada ao público em geral (mediante inscrição prévia), a atividade irá decorrer semanalmente, às 4.ªs Feiras, entre as 19h00 e as 22h00, num total de 16 sessões.

Surgida no prolongamento do neorrealismo, os títulos mais significativos da Comédia Italiana aparecem entre meados dos anos 50 e finais da década de 70 do século passado, algum tempo depois de terminada a II Guerra Mundial, numa altura em que a Itália começa a ultrapassar o desastre económico, político e social que a guerra provocara. Tudo isto acarretou consequências positivas e negativas diversas, designadamente o surgimento de uma burguesia endinheirada de novos-ricos, uma desigualdade social mais radicalizada, uma progressiva descredibilização dos valores e uma ofensiva valorização do dinheiro dominando tudo e todos. A comédia italiana exprime-se em dois tempos e dois níveis. Uma, mais amável e menos empenhada, é vista como um “neorrealismo rosa”. Outra, intelectualmente mais incisiva e culturalmente interventiva, revela um importante conjunto de cineastas assim como alguns argumentistas de muito bom nível.

A Ficha de Inscrição deve ser preenchida e encaminhada para o Museu do Neo-Realismo: Rua Alves Redol, nº45 | 2600-099 Vila Franca de Xira | 263 285 626 | neorealismo@cm-vfxira.pt . Consulte a tabela de preços aqui.