Exposição “De Portugal para Kyushu” liga Vila Franca de Xira ao Japão

28 Mar 2018

Inauguração a 6 de abril, às 18h30, no Piso 3 da Fábrica das Palavras

Ecard Portugal Kyushu

O Piso 3 da Fábrica das Palavras vai receber, a partir do dia 6 de abril, a Exposição “De Portugal para Kyushu”, uma iniciativa que surge da parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Rotas da Lusofonia e que visa promover a ligação entre Portugal e o Japão. A inauguração está agendada para as 18h30.

Esta exposição, de caráter itinerante, é composta por 16 painéis bilingues, sendo que dois deles irão fazer promoção ao Concelho de Vila Franca de Xira, que lidera este projeto educativo pelo facto da Associação que o promove estar sedeada no Município. Para além do nosso Concelho, esta exposição, cuja itinerância só terminará em maio de 2019, em Nagasaki, também prevê a sua passagem pelos cinco concelhos que, em Portugal, mantêm geminações com cidades da região de Kyushu, assim como pelas sete prefeituras daquela região japonesa.

A Associação Rotas da Lusofonia e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira uniram-se uma vez mais, desta vez num projeto que visa aprofundar a amizade entre Portugal e o Japão, aprofundar o conhecimento mútuo junto dos estudantes mais jovens dos dois países, bem como promover o livro e a leitura, uma vez que este projeto contempla ainda o livro “Bom dia, Japão”.

Vila Franca de Xira e Kyushu, no Japão, têm alguns interessantes pontos de contacto, como a construção, no estaleiro de Povos, da armada de Bartolomeu Dias que dobrou o Cabo das Tormentas e que, com esse feito, abriu rotas a Oriente. Curiosamente, também podemos encontrar no Japão a paixão pela tauromaquia, afirmada com as touradas e praças de touros de Tokuno-Shima (província de Kagoshima). Outro ponto de ligação são os cavalos do Cabo Toi-Misaki. Ligações agora aprofundadas pela parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Rotas da Lusofonia.

Contactos

Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira
Largo Mário Magalhães Infante, n.º 14 | 2600–187 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 07.44” N, 08º 59' 17.78” W