Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Exposição “De Portugal para Kyushu” liga Vila Franca de Xira ao Japão

Exposição “De Portugal para Kyushu” liga Vila Franca de Xira ao Japão
28 Mar 2018

Inauguração a 6 de abril, às 18h30, no Piso 3 da Fábrica das Palavras

Ecard Portugal Kyushu

O Piso 3 da Fábrica das Palavras vai receber, a partir do dia 6 de abril, a Exposição “De Portugal para Kyushu”, uma iniciativa que surge da parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Rotas da Lusofonia e que visa promover a ligação entre Portugal e o Japão. A inauguração está agendada para as 18h30.

Esta exposição, de caráter itinerante, é composta por 16 painéis bilingues, sendo que dois deles irão fazer promoção ao Concelho de Vila Franca de Xira, que lidera este projeto educativo pelo facto da Associação que o promove estar sedeada no Município. Para além do nosso Concelho, esta exposição, cuja itinerância só terminará em maio de 2019, em Nagasaki, também prevê a sua passagem pelos cinco concelhos que, em Portugal, mantêm geminações com cidades da região de Kyushu, assim como pelas sete prefeituras daquela região japonesa.

A Associação Rotas da Lusofonia e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira uniram-se uma vez mais, desta vez num projeto que visa aprofundar a amizade entre Portugal e o Japão, aprofundar o conhecimento mútuo junto dos estudantes mais jovens dos dois países, bem como promover o livro e a leitura, uma vez que este projeto contempla ainda o livro “Bom dia, Japão”.

Vila Franca de Xira e Kyushu, no Japão, têm alguns interessantes pontos de contacto, como a construção, no estaleiro de Povos, da armada de Bartolomeu Dias que dobrou o Cabo das Tormentas e que, com esse feito, abriu rotas a Oriente. Curiosamente, também podemos encontrar no Japão a paixão pela tauromaquia, afirmada com as touradas e praças de touros de Tokuno-Shima (província de Kagoshima). Outro ponto de ligação são os cavalos do Cabo Toi-Misaki. Ligações agora aprofundadas pela parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Rotas da Lusofonia.



Contactos


Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira
Largo Mário Magalhães Infante, n.º 14 | 2600–187 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 07.44” N, 08º 59' 17.78” W
Telefone: 263 271 200
E-mail: fabricadaspalavras@cm-vfxira.pt 
Website: http://bmvfx.cm-vfxira.pt