Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Câmara Municipal e SMAS com saldos positivos na prestação de contas

Câmara Municipal e SMAS com saldos positivos na prestação de contas
IMG_1_1280_720_1_1280_720__1_
28 Mar 2018

Relatórios de Gestão e Demonstrações Financeiras relativos a 2017 atestam a solidez das contas municipais

Em Reunião de Câmara realizada no passado dia 21 de março, o Executivo Municipal de Vila Franca de Xira aprovou o Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras com a respetiva Prestação de Contas da Câmara Municipal relativa ao exercício de 2017. Foi também aprovada a prestação de contas dos SMAS – Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento relativas ao mesmo período temporal. Os relatórios seguem agora para aprovação pela Assembleia Municipal, em reunião a realizar a 05 de Abril.

Os documentos apresentados refletiram o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal no ano anterior, sendo de destacar uma taxa de execução, ao nível da receita, de 97,78% e de 77,57% ao nível da despesa. A execução orçamental gerou um saldo positivo de cerca de 18 milhões de Euros, sendo o resultado líquido do exercício também positivo, no valor de cerca de 717 mil Euros.

Na sua apresentação, o Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita, evidenciou que “somos um Município com contas sólidas, sustentáveis e credíveis, o que assegura o rigor da gestão. A execução financeira de 2017 comprova esta afirmação”.

O Presidente da Câmara evidenciou ainda os principais investimentos concretizados em 2017, não só ao nível do funcionamento da própria Câmara Municipal, mas destacando também os domínios da Educação, Solidariedade, Requalificação Urbana, Ambiente, Proteção Civil, Desporto, Cultura e Turismo.

A entrada em funcionamento da nova Esquadra da PSP de Vila Franca de Xira, a celebração de acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação para a requalificação da EB 2,3 de Vialonga e a aquisição das antigas instalações da Escola da Armada, que permitirá a requalificação urbanística entre Alhandra e Vila Franca de Xira, bem como a construção de um novo edifício para os serviços de Justiça, foram identificadas como medidas estruturantes e de importância estratégica, não só em 2017, mas também na evolução preconizada para os próximos anos.

 
SMAS de Vila Franca de Xira tem das mais baixas percentagens de perdas de água da Área Metropolitana de Lisboa


Com um saldo de gerência positivo superior a 1.600 mil euros, a taxa de execução dos SMAS de Vila Franca de Xira nas despesas de Capital foi de 94,60%. O resultado líquido do Exercício de 2017 foi positivo em cerca de 317.400 euros. Verifica-se assim que a evolução da situação financeira dos SMAS continua assente numa estrutura sólida, demonstrando a capacidade de solvência dos compromissos assumidos a curto, médio e longo prazo.

O Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Vila Franca de Xira, António Oliveira, sublinhou que os documentos apresentados “são orientadores de uma política cada vez mais amiga do ambiente”. Mereceu também particular destaque o facto destes Serviços Municipalizados, que já detinham em 2016 uma reduzida proporção de perdas de água em relação ao volume de água comprada, terem registado ainda assim uma redução de 1% em 2017, apresentando atualmente apenas 17% de perdas e situando-se como um dos municípios na Área Metropolitana de Lisboa com melhores resultados a este nível. Refira-se que no plano nacional, o volume médio de perdas situa-se em 32%.