Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Centenário da Batalha de La Lys assinalado em Vila Franca de Xira

Centenário da Batalha de La Lys assinalado em Vila Franca de Xira
Partida de Lisboa das tropas portuguesas
06 Abr 2018

A cerimónia é organizada pelo Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes

O centenário da Batalha de La Lys assinala-se no próximo dia 9 de abril (Segunda-Feira), em Vila Franca de Xira. A data é evocada com uma cerimónia organizada pelo Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes, com o apoio da Câmara Municipal, que integra este evento no seu Programa de Comemorações do 25 de Abril.

Com início às 15h00 junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes (Largo 5 de Outubro), as Cerimónias Comemorativas farão a evocação aos Combatentes do Concelho que tombaram em defesa da Pátria. Pelas 16h00, na Fábrica das Palavras (Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira) realiza-se a Sessão Evocativa do Centenário da Batalha de La Lys, com a Palestra “O Batalhão de Sapadores na Grande Guerra”, a cargo do Coronel José Berger. Será também realizada a imposição de condecorações a combatentes.

A Batalha de La Lys ocorreu a 9 de abril de 1918, tendo-se perdido, nessa Batalha, 7.500 militares portugueses. Foi o momento mais sangrento do Corpo Expedicionário Português na I Guerra Mundial.