Centenário da Batalha de La Lys assinalado em Vila Franca de Xira

Partida de Lisboa das tropas portuguesas
06 Abr 2018

A cerimónia é organizada pelo Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes

O centenário da Batalha de La Lys assinala-se no próximo dia 9 de abril (Segunda-Feira), em Vila Franca de Xira. A data é evocada com uma cerimónia organizada pelo Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes, com o apoio da Câmara Municipal, que integra este evento no seu Programa de Comemorações do 25 de Abril.

Com início às 15h00 junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes (Largo 5 de Outubro), as Cerimónias Comemorativas farão a evocação aos Combatentes do Concelho que tombaram em defesa da Pátria. Pelas 16h00, na Fábrica das Palavras (Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira) realiza-se a Sessão Evocativa do Centenário da Batalha de La Lys, com a Palestra “O Batalhão de Sapadores na Grande Guerra”, a cargo do Coronel José Berger. Será também realizada a imposição de condecorações a combatentes.

A Batalha de La Lys ocorreu a 9 de abril de 1918, tendo-se perdido, nessa Batalha, 7.500 militares portugueses. Foi o momento mais sangrento do Corpo Expedicionário Português na I Guerra Mundial.