Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, inaugura Memorial da MAGUE, em Alverca

Sem_T_tulo_1_1024_2500
06 Abr 2018

14 de abril (Sábado), pelas 11h00

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, inaugura no próximo dia 14 de abril (Sábado), pelas 11h00, em Alverca do Ribatejo, o Memorial da MAGUE, monumento situado na Urbanização Malva Rosa. Esta iniciativa integra o programa das Comemorações do 25 de Abril do Município.

A MAGUE, indústria metalomecânica, foi fundada em 1952, inicialmente com o nome de Sociedade Moniz da Maia e Vaz Guedes, seus fundadores. Consequência do arranque industrial da freguesia de Alverca, esta indústria foi, em grande parte, diretamente responsável pelo crescimento populacional que se verificou na freguesia ao longo das primeiras três décadas de laboração. No ramo da metalomecânica destacou-se a nível nacional desde o seu início, envolvendo-se na construção de barragens, pontes, portos, viadutos e todas as grandes obras onde as gruas MAGUE se tornaram referência. Em funcionamento ao longo de 42 anos, a empresa registou períodos de forte expansão internacional, estando também ligada à formação profissional. A MAGUE empregou milhares de funcionários, a grande maioria dos quais era naturais, ou viriam a fixar-se na freguesia de Alverca do Ribatejo. Tendo cessado a sua atividade em 1994, a área de implantação da empresa é hoje em dia onde se situa a Urbanização da Malva Rosa.