Área Metropolitana de Lisboa e Câmara Municipal realizaram Workshop sobre Adaptação às Alterações Climáticas

30 Nov 2018

Em articulação com a Câmara Municipal, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) realizou, a 29 de novembro, no Palácio do Sobralinho, um Workshop dirigido aos agentes estratégicos locais, inserido no Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas.

A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da Autarquia e do Primeiro Secretário da AML. Na sua intervenção, Alberto Mesquita mencionou, neste âmbito, diversas medidas que este Executivo tem vindo a adotar para a necessária adaptação a esta realidade, como ações de sensibilização ambiental junto da comunidade escolar e público em geral; a criação de uma rede de ciclovias e de outras infraestruturas (Implementação de parques de estacionamento dissuasores) que fomentam a utilização de modos suaves de transporte; o condicionamento de tráfego automóvel em algumas zonas nos centros das três cidades e de algumas vilas do Concelho; a criação de estrutura verde que potencia a qualidade de vida dos munícipes, contribuindo também para a captação de dióxido de carbono; a renovação, de modo parcial, da frota automóvel da Autarquia, em especial de veículos pesados e, ainda, o apoio à promoção de agricultura sustentável através da implantação de hortas urbanas.

Este Workshop, que decorre nos 18 municípios, pretende sensibilizar para os riscos, impactos e vulnerabilidades em cada um destes territórios, tendo por objetivo delinear uma política de desenvolvimento territorial cada vez mais sustentável.