Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Vila Franca de Xira recebeu Seminário de Município Amigo do Desporto

Vila Franca de Xira recebeu Seminário de Município Amigo do Desporto
1
2
3
4
5
6
7
8
11 Dez 2018

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira organizou, em parceria com a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto - APOGESD e com a Cidade Social, o VIII Seminário dos MAD - Municípios Amigos do Desporto, no dia 10 de dezembro.

Durante o dia, no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, várias foram as sessões que marcaram a iniciativa intitulada “Atividade Física e Saúde”. Os primeiros painéis foram dedicados a programas comunitários de implementação municipal: Nuno Tavares, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, falou sobre o programa de reabilitação cardíaca no concelho, Romeu Mendes, da Direção Geral de Saúde, apresentou os resultados do programa “Diabetes em Movimento”, fortemente implementado no norte do país, e Hugo Pereira, da Faculdade de Motricidade Humana, mostrou como o programa EUROFIT está a funcionar junto dos clubes portugueses.

Voluntariado e Ética foram os assuntos do segundo painel da manhã. À tarde houve dois workshops práticos: um sobre “Gestão da Qualidade na prática dos municípios” e outro sobre “Como implementar e gerir um banco de voluntariado municipal”.

Esta iniciativa surgiu no âmbito do programa Municípios Amigos do Desporto, do qual Vila Franca de Xira faz parte juntamente com outras 87 autarquias.

No mesmo dia e também no Pavilhão Multiusos Vilafranquense decorreu a I Mostra de Atividade Física e Desporto, para divulgação das atividades desportivas e programas desenvolvidos por empresas, clubes, federações, e outras entidades do sistema desportivo.

O Programa Município Amigo do Desporto constitui um grupo de boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.