Passar para o Conteúdo Principal

Conservação e Restauro

  • Conservação e restauro
  • Conservação e restauro

A estrutura orgânica da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira integra na Divisão de Cultura, Museus e Património Hisótorico do Departamento de Cultura e Turismo, serviços de Conservação e Restauro que desenvolvem processos de recuperação em bens patrimoniais da região.

Desde o ano 2000 foram criadas as condições de oficina e laboratório para o desenvolvimento de algumas intervenções, atualmente na Quinta Municipal da Piedade.

O município pode assim contar com as infraestruturas técnicas e logísticas para o desenvolvimento de ações de conservação e de restauro em bens móveis, sob a responsabilidade dos técnicos do quadro com formação específica para o efeito.

Para além do trabalho laboratorial a equipa promove e implementa as normas de conservação preventiva nos museus locais, quer em âmbito de reserva, quer em âmbito expositivo. Esta é uma das principais ações desenvolvida em transdisciplinaridade com as restantes equipas dos vários museus, tendo em atenção as características específicas de cada um dos edifícios e coleções.

Desenvolvem-se ainda ações de salvaguarda no património concelhio, em articulação com o setor de património, através do desenvolvimento e acompanhamento técnico de processos, consultadoria, elaboração de cadernos de encargos, acompanhamento de obra, emissão de pareceres e investigação.

Tudo isto conta ainda com ações de divulgação esporádicas que pretendem sensibilizar o cidadão para a causa do património, através de visitas guiadas aos locais que serão ou foram intervencionados, ações pedagógicas junto das crianças e jovens com a presença do “Dr. Cotonete” e a participação em conferencias onde se partilham experiências no sentido divulgar o caráter científico da conservação e restauro.

  • Conservação e restauro

Voltar

UEpowered by Wiremaze