Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Turismo

“Um Concelho com Identidade”


A 20 minutos de Lisboa, Vila Franca de Xira é um destino próximo e recheado de boas surpresas para quem o visita. Entre paisagens urbanas e campestres há, junto ao Tejo, caminhos e parques a descobrir. Locais lúdicos com diversas propostas de atividades ao ar livre, onde não falta a componente cultural, como a atual arte urbana presente em muitos dos espaços. Trilhos bastante apetecíveis ligam Póvoa de Santa Iria ao Forte da Casa e a Vialonga, para percorrer a pé ou de bicicleta. Em Vila Franca de Xira, o caminho pedonal oferece um cenário atrativo e leva-nos a Alhandra, terra de ilustres como Sousa Martins e Batista Pereira. Atravessamos, desta forma, o Concelho, privilegiados na paisagem e no património arquitetónico, com palácios, quintas e monumentos que contam histórias.

Junto ao Rio que nos banha é de destacar o Estuário, um tesouro natural, composto por um ecossistema diversificado, de distinto valor biológico. A observação de aves, atividade por excelência do Turismo de Natureza, é possível na respetiva Reserva Natural que conta com um Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA). Também nas visitas ao Barco Varino Liberdade (Núcleo Museológico) é possível tirar partido da beleza e condições de excelência da Reserva, seguindo os contornos do rio ao encontro das paisagens e costumes das gentes ribeirinhas.

A par das festas locais nas várias freguesias, a agenda do Município é todo o ano preenchida com base nas tradições e história do Concelho. Desde campanhas de gastronomia, onde as ementas regionais são rainhas, aos grandes eventos como a Feira Anual e o Salão de Artesanato nacional, a Semana da Cultura Tauromáquica e a maior das Festas Bravas, o Colete Encarnado, a identidade é reavivada e as memórias perpetuadas. Vila Franca de Xira destaca-se enquanto cidade taurina e oferece um roteiro dedicado à temática.

Mas o Concelho também dá que falar no desporto, em provas como a Corrida e o Duatlo das Lezírias em cenário único.

Continua, igualmente, a apostar em exposições nos museus e núcleos museológicos, com uma vasta e interessante oferta cultural. Neste âmbito, o Museu do Neo-Realismo e a Fábrica das Palavras, localizados na sede de Concelho, são dois ex-libris de referência nacional que não pode deixar de visitar. Mas há muito mais para conhecer.

Vale a pena descobrir o Concelho de Vila Franca de Xira! Seja bem-vindo!