Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado

Flyer_saasi

A funcionar desde 2016

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado otimiza resposta social à população

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI), implementado no Concelho desde 2016, consiste numa resposta social de proximidade aos munícipes. Este serviço qualifica o atendimento, com vista a uma resposta mais eficaz e concertada, às pessoas e famílias, que se apresentam em contexto de vulnerabilidade social.

O SAASI resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o Instituto de Segurança Social e 32 entidades da Rede Social do Concelho (Juntas e Uniões de Freguesia; Hospital de Vila Franca de Xira, Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, Agrupamento de Escolas de Vialonga, Associações, IPSS e Coletividades do Concelho).

Procurando otimizar os resultados da intervenção social, rentabilizando os recursos existentes, disponibilizados através das entidades parceiras, o Atendimento e Acompanhamento Social, enquanto medida de política social, constitui um espaço privilegiado de manifestação e diagnóstico das necessidades e dos problemas da população, os quais exigem uma intervenção continuada e global. O SAASI de Vila Franca de Xira rege-se pelos princípios do trabalho em parceria, territorialização da intervenção e participação de todos os intervenientes, centrando-se no indivíduo, na família e na comunidade, otimizando os resultados da intervenção social e rentabilizando os recursos disponíveis, tendo demonstrado, nestes quatro anos de implementação, resultados muito positivos.

Os balcões deste Serviço funcionam nas sedes das Juntas de Freguesia da área de residência dos munícipes.