Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

COVID-19

Proteção_civil

Conheça aqui, diariamente, a informação da Proteção Civil Municipal sobre a evolução da pandemia no Concelho.

Os dados de saúde divulgados são os mais recentes disponibilizados pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES Estuário do Tejo), cuja área de influência abrange os Concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. O ACES Estuário do Tejo é o organismo dependente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Ministério da Saúde de maior proximidade aos territórios concelhios.


Ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil


Em face da situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional provocada pela pandemia  do novo Coronavírus – COVID-19, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, depois de consultada a Comissão Municipal de Proteção Civil, determinou a 30 de março a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

A ativação deste Plano Municipal de Emergência estabelece os procedimentos a adotar para a coordenação técnica e operacional dos serviços e agentes da Proteção Civil, bem como dos recursos a utilizar, determinando ainda os procedimentos de coordenação da intervenção das forças e serviços de segurança. Permite também a adoção de medidas preventivas e especiais de reação, procurando melhorar a eficácia e a eficiência no combate à situação pandémica atual, mantendo-se em vigor todas as medidas excecionais já tomadas anteriormente pela Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e todas as entidades que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil estão fortemente empenhadas na criação de respostas adequadas às necessidades das populações, contando para esse efeito com a colaboração de todas as Forças Vivas do Concelho e de todos os cidadãos.