Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Integração Social


O Concelho de Vila Franca de Xira é detentor de uma forte identidade cultural e social e que nos momentos mais importantes da História nacional, sempre soube responder aos desafios que lhe foram colocados.

Presentemente, não é imune aos constrangimentos decorrentes da atual conjuntura socioeconómica, contudo o Município através de uma ação concertada e articulada em sede de Rede Social, tem como missão combater a pobreza e a exclusão social de todos os que vivem e trabalham no seu território, por forma a tornar Vila Franca de Xira um Concelho Solidário.

Nessa medida, dinamiza e apoia uma série de iniciativas ao nível da intervenção social, através das várias unidades descentralizadas que dispõe, por todo o concelho, nomeadamente Gabinete de intervenção social na Póvoa de Sta. Iria, Centro Comunitário de Vialonga, Centro Comunitário de Arcena, Centro Comunitário de Povos, Gabinete de Intervenção social da Castanheira e Núcleo de desenvolvimento Social em Vila Franca de Xira.
A sua intervenção divide-se em várias áreas que contribuem para a integração social de todas as gerações e estratos sociais.

Dispondo ainda de resposta à integração do imigrante através dos vários Centros Locais de Integração ao Imigrante, em diversos locais no concelho.
No que se refere à resposta na área da toxicodependência, encontram-se em funcionamento dois Núcleos de Apoio a Toxicodependentes.

Como foi referido são várias as suas áreas de intervenção, nomeadamente ao nível do idoso: Universidade Sénior, Cartão Sénior, serviço de teleassistência, Turismo sénior, ciclos de conversa, encontro sénior, Festa da Flor, Passerelle Douro, ao nível da deficiência, Projeto SIM-PD, Seminários e comemorações do dia Internacional da pessoa com deficiência, na área dos sem abrigo, refeitório social, acompanhamento psicossocial, a nível da infância – comemoração do Dia Mundial da Criança.