Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Semana da Inclusão em Vila Franca de Xira aposta na valorização de boas práticas e na sensibilização dos cidadãos

03 Dezembro 2018

Berg e Paula Teixeira são os convidados especiais da primeira Gala para a Inclusão

Pages from CartazSemanaInclusãoFinal

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a Comissão Municipal para a Deficiência promovem de 3 a 7 de dezembro a Semana da Inclusão. Esta iniciativa assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (celebrado a 3 de dezembro), através de uma programação mais abrangente, que irá abordar a Inclusão sob outras perspetivas, para além do tema da Deficiência. A Semana da Inclusão conta assim com a colaboração de diversos agentes locais na realização de várias atividades (ver abaixo programação completa) a realizar em Vila Franca de Xira, Alverca e Vialonga, que têm por objetivo esclarecer, sensibilizar e também divulgar boas práticas neste âmbito.

O arranque informal da Semana da Inclusão acontece hoje mesmo (30 de novembro) às 17h00, com a abertura de uma Exposição de Fotografia no átrio do Hospital de Vila Franca de Xira. A Exposição “INclusão É…” apresenta trabalhos dos alunos do Curso Profissional de Fotografia da Escola Secundária de Alves Redol e vai estar patente até 7 de dezembro.

O destaque desta Semana vai para a realização da Gala para a Inclusão, na 6.ª Feira, 7 de dezembro (21h30), na Sociedade Filarmónica e Recreio Alverquense, em Alverca. Com a participação de grupos e associações ligados à cultura e ao apoio às pessoas com deficiência, a Gala terá apresentação de Mafalda Ribeiro e José Pedro Cobra, contando com as participações especiais de Paula Teixeira e Berg. Esta é a primeira edição de uma Gala de grande dimensão, promovida Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em conjunto com os parceiros da Comissão Municipal da Deficiência, num espetáculo que certamente irá surpreender. A entrada é livre, limitada à lotação da sala.

 

Programa


30 novembro a 7 de dezembro | Exposição de Fotografia “INclusão é...”

Átrio do Hospital de Vila Franca de Xira
Com trabalhos dos alunos do curso profissional de fotografia da Escola Secundária Alves redol

3 e 7 de dezembro
Manhã | Ação de Prevenção contra o Bullying
Escola EB 2,3 de Vialonga
Sessão de esclarecimento para alunos, a cargo da GNR - Programa Escola Segura

6 de dezembro
10h00-12h30 | Dia no Mercado com a Mithós
Mercado de Vila Franca de Xira
Ação de sensibilização para a deficiência, com a colaboração da Associação Mithós, em que a população será convidada a "Calçar os sapatos do outro".

18h00 | Apresentação do Livro “As Cartas que Trocamos”, de Ana Afonso Simão e Rui Machado
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

7 de dezembro
14h30 - 17h00 | Alverca sobre Rodas
Cidade de Alverca
Atividade de proximidade com a comunidade, com a colaboração da Associação Mithós. A população será convidada a usar uma cadeira de rodas para se deslocar nas ruas de Alverca (circulação entre várias artérias da cidade, entre a Farmácia Central de Alverca e a Fundação CEBI).

21h30 – GALA PARA A INCLUSÃO
Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, Alverca do Ribatejo
Participação da Associação para a Integração de Pessoas com Deficiência (AIPNE) e atuações da Orquestra Geração de Vialonga, Universidade Sénior de Vila Franca de Xira, Escola de Dança Desportiva do CUR de Moita do Norte, Os Cantores da CerciTejo, Paula Teixeira, Associação Projeto Jovem, Grupo de Dança da CerciPóvoa e Berg. Apresentação de Mafalda Ribeiro e José Pedro Cobra. Entrada livre limitada à lotação da sala.