OPJ 2018 - Alunos apresentam 50 propostas

11 Janeiro 2019

Novas ideias para um Concelho melhor

03a19cb8-6ca8-4720-96f9-3ed00e3f4daf

Foram 50 as propostas recebidas por parte dos jovens estudantes das escolas públicas do Concelho, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), enquadrado no modelo inovador da edição 2018 do Orçamento Participativo (OP 2018).

Entre 12 de novembro e 14 de dezembro decorreu esta fase de recolha de proposta. Alunos dos 10 agrupamentos de escolas e escola secundária não agrupada, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos de idade, puderam participar com as propostas que gostariam de ver concretizadas em qualquer local do Município.

De acordo com as normas em vigor do Orçamento Participativo (OP), todas as propostas serão de seguida alvo de análise técnica, no sentido de aferir das suas condições de elegibilidade e exequibilidade.

A lista final de projetos a submeter a votação será conhecida até final de fevereiro, após decorrer o devido período de audiência.

No entanto, o OPJ tem ainda as seguintes fases:

Fase

Votação dos Projetos

março’19

Divulgação dos resultados

março a abril’19

Desenvolvimento e execução dos projetos

2019 e 2020

Cem mil euros é a verba disponibilizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para o OPJ. Esta nova vertente do OP 2018 é uma forma democrática de também os jovens poderem decidir sobre as prioridades que a Autarquia deve ter em atenção, para melhorar a sua qualidade de vida, respetivas famílias e amigos, no fundo de toda a população.

Para todo o processo de OP a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira destina uma verba total de um milhão de euros. O montante será aplicado na execução dos projetos eleitos pelos munícipes do Concelho, de acordo com o seguinte: Orçamento Participativo Geral – 450 mil euros; Orçamento Participativo para Entidades – 450 mil euros e Orçamento Participativo Jovem – 100 mil euros.