Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Inquérito macrosísmico - 50 anos - Sismo de 1969

13 Março 2019

Cartaz_1969_inquerito

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Instituto Superior Técnico (IST), a Faculdade de Ciências e o laboratório associado Instituto Dom Luiz estão a lançar um inquérito macrosísmico nacional por ocasião dos 50 anos sobre o grande sismo de 1969.

Este é o sismo de maior magnitude sentido na Europa desde o grande terramoto de Lisboa de 1755. Ocorreu na madrugada de 28 de fevereiro de 1969 tendo gerado alarme e pânico entre a população, cortes nas telecomunicações e no fornecimento de energia elétrica.

O sismo ocorreu numa época em que a instrumentação sísmica não estava ainda suficientemente desenvolvida, sendo fundamental complementar os poucos registos instrumentais de então com os testemunhos da população afetada. Neste momento, as tecnologias de comunicação permitem uma recolha de dados muito mais alargada do que a que foi possível naquele tempo.

Neste sentido, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Franca de Xira associa-se a esta iniciativa, convidando todos a participar no inquérito nacional disponível em http://sismo1969.ipma.pt e assim contribuir para um melhor conhecimento da dinâmica sísmica no território nacional e municipal.

O inquérito pode ser preenchido até 22 de abril:

  • por pessoas que tenham vivido o sismo, mesmo que preenchido com o apoio de outra pessoa (relato direto) ou
  • por pessoas que tenham ouvido relatos fidedignos de familiares/amigos próximos sobre o sismo (relato indireto).

Participe!