Centro de Recolha Oficial de Vila Franca de Xira promove ações de sensibilização para a comunidade educativa

11 Junho 2019

O Centro de Recolha Oficial (CRO) de Vila Franca de Xira iniciou neste Ano Letivo um novo serviço junto da Comunidade Educativa, proporcionando a realização de ações de sensibilização sobre a temática dos maus tratos a animais de companhia, abandono e também para a consciencialização das suas normas de detenção. Estas ações são dirigidas aos alunos do 5.º ao 8.º ano de escolaridade (dos 10 aos 14 anos) e estão estruturadas num processo pluridisciplinar, promotor de uma maior consciência para estas questões, apelando à inteligência emocional das crianças e dos jovens.

Com a particularidade de decorrerem no próprio Centro de Recolha, nas suas instalações na Castanheira do Ribatejo, as ações realizam-se às 5.ªs Feiras, entre as 14h e as 16h, mediante marcação prévia, e podem inscrever-se Escolas ou outras Instituições do Concelho. Após uma primeira apresentação teórica, os alunos têm também oportunidade de visitar as instalações do CRO.

Gerido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira através do seu Serviço Médico-Veterinário, o CRO assume uma política de não abate, com uma forte preocupação em aplicar projetos e estratégias que permitam controlar a população de animais errantes e encaminhar os animais acolhidos para adoções responsáveis. O CRO de Vila Franca de Xira é também um participante muito ativo em diversas iniciativas promovidas pelo Município, tais como a Feira Anual, a Corrida das Lezírias, o Festival da Juventude ou a Passerelle D’Ouro, sempre com o objetivo de dar a conhecer os animais disponíveis para adoção.

Se pondera a adoção responsável de um animal de estimação, saiba mais sobre o CRO de Vila Franca de Xira e conheça os animais que esperam por uma nova família.