Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Publicações | Outros Documentos


Adolescência – Revista Júnior de Investigação


AdolesCiência é uma publicação eletrónica de carácter científico e multidisciplinar, com processo anónimo de revisão e disponível em acesso aberto.

Propriedade da Escola Superior de Educação de Bragança, está orientada para a divulgação de reflexões e investigações realizadas por jovens do ensino básico e secundário ou por alunos dos Cursos de Especialização Tecnológica e Licenciatura em coautoria com os mais novos, providenciando aos alunos a oportunidade de expressarem as suas perspetivas de um ponto de vista científico nas mais diversas áreas do conhecimento.


Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário


imagemO Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário, apresentado no passado dia 16 de fevereiro, através da Direção-Geral da Educação (DGE), foi elaborado em parceria pelo Ministério da Educação, pelo Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, pelo CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e pela Fundação Gonçalo da Silveira.

O Referencial de Educação para o Desenvolvimento constitui-se como documento orientador que visa enquadrar a intervenção pedagógica da Educação para o Desenvolvimento, como dimensão da educação para a cidadania, e promover a sua implementação na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Poderá também constituir-se como instrumento de trabalho para outras entidades e agentes educativos com interesse em atuar na área da Educação para o Desenvolvimento, nomeadamente através da produção de recursos e materiais pedagógicos-didáticos e da formação inicial e contínua de docentes.

O Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário encontra-se disponível e poderá ser consultado aqui.


NOESIS – Notícias da Educação

imagem

Com o objetivo de partilhar e valorizar o que acontece na área da educação em Portugal, este Boletim oferece, mensalmente, uma seleção de notícias sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz neste domínio.

Números anteriores disponíveis em www.dge.mec.pt/boletim-noesis.


«Cartão vermelho ao bullying» no Desporto 


imagemO IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, e a Faculdade de Motricidade Humana, lançaram a brochura “Cartão Vermelho ao Bullying” dirigida a crianças e jovens.

Todas as crianças e jovens têm direito a praticar desporto, independentemente do seu nível, e de fazê-lo em condições de segurança e livres de bullying, pelo que se trata de uma ferramenta educativa e preventiva, tendo em conta que é um problema que está cada vez mais presente no desporto.


Referencial de Educação para o Risco


O Referencial de Educação para o Risco (RERisco), destina-se à Educação Pré-Escolar, ao Ensino Básico e ao Ensino Secundário e propõe-se contribuir para a concretização da educação para o risco, no quadro da Educação para a Cidadania: na sua dimensão transversal; no desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuam para a formação pessoal e social dos alunos; na oferta de componentes curriculares complementares, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

O RERisco resultou da celebração de um protocolo entre a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O RERisco encontra-se disponível na página de Educação Para o Risco e na página dos Documentos de Referência da Educação para a Cidadania.


Guia para os estabelecimentos de ensino, pais, mães e encarregados de educação


A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos editou o Guia para os estabelecimentos de ensino, pais, mães e encarregados de educação, com vista a responder a algumas questões quando surgem situações de separação e divórcio.

Este documento esclarece quais são, face à legislação portuguesa, as responsabilidades parentais e como se concretiza o exercício conjunto dessa responsabilidade distinguindo entre atos da vida corrente e atos de particular importância na vida da criança ou jovem.

Esclarece ainda sobre a figura do encarregado de educação, conforme disposto no Estatuto do Aluno e Ética Escolar.

Esclarece ainda as instituições de ensino sobre as boas e más práticas de comunicação com os progenitores relativas à vida dos seus filhos no estabelecimento de ensino.

Este guia pode ser descarregado gratuitamente aqui.