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Iniciativas | Programas

CARTAZ DA TEORIA DAS PARTILHASWorkshop “Divisão Justa e Equilibrada”


No dia 29 de janeiro, entre as 18h30 e as 20h00, irá realizar-se no Anfiteatro da Escola Secundária Alves Redol o Workshop “Divisão Justa e Equilibrada”, temática que abordará a teoria das partilhas, divisão de bens divisíveis e indivisíveis, partilha de conhecimentos e experiências.

A iniciativa será dinamizada pelo Prof. Nuno Miguel Angelino e terá como destinatários a comunidade educativa (docentes, não docentes, encarregados de educação, comunidade local).

Mais informações poderão ser consultadas aqui ou através do e-mail secretaria@esar.edu.pt.

 

 




Educação no Festival da Juventude 2018
 


A Divisão de Educação participou na edição de 2018 do Festival da Juventude, que decorreu de 16 a 18 de maio, no Parque do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira e no qual teve um stand que divulgou as suas áreas de ação, destacando o GOEP – Gabinete de Orientação Escolar e Profissional, o projeto Walk (the global) Walk e o Perfil do Aluno para o Século XXI.

No âmbito destes temas foram realizadas algumas atividades com os cerca de 400 alunos/as que participaram no stand da Divisão de Educação, nomeadamente, um teste sobre liderança juvenil e a recolha de contributos sobre o Perfil do Aluno e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos quais se destacam os seguintes:

  • Perfil do Aluno
    Aspetos mais relevantes no contexto escolar
    Pensamento crítico e pensamento criativo / Relacionamento interpessoal / Bem-estar, saúde e ambiente / Liberdade / Curiosidade, reflexão e inovação
  • Walk the (global) Walk
    ODS mais referidos
  • Ação climática: tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactes;
  • Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis;
  • Saúde de qualidade: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
  • Educação de qualidade: garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
  • Igualdade de género: alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas;
  • Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os povoamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Walk The (Global) Walk a implementar no ano letivo 2018/2019
 


No âmbito do Projeto Walk the (Global) Walk: Mobilizar os Jovens em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), em parceria com a ONG AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, que tem como objetivo principal a formação de professores e alunos nos temas ligados aos ODS, e simultaneamente aumentar o espaço de cidadania ativa para a juventude, realizou-se de 26 a 28 de fevereiro, em Florença, Itália, a reunião de arranque com todos os países parceiros.

Os trabalhos realizados sensibilizaram todos os parceiros para o grande objetivo de tornar este projeto num projeto europeu, sendo lançado o desafio de construir um projeto global com flexibilidade para acolher todas as especificidades nacionais. Neste encontro tentou-se essencialmente perceber quais as diferenças existentes entre os vários parceiros, designadamente quanto aos respetivos sistemas de ensino, e encontrar estratégias para conciliar o mais possível as atividades, de modo a que sejam impactantes.

Das várias atividades realizadas durante os 3 dias, destaca-se a análise das várias atividades que integram o projeto, o workshopsobre monitorização e avaliação do projeto, a apresentação da plataforma online, a introdução do plano de disseminação do projeto (plano de valorização, divulgação), a introdução da extranet e dos meios de gestão da comunicação e a gestão administrativa do projeto.

Na sequência da reunião de arranque, realizou-se um périplo de reuniões com todos os Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada para uma exposição mais pormenorizada do projeto, tendo em vista a sua implementação no ano letivo 2018/2019. Nesta medida, os estabelecimentos de ensino foram convidados a manifestar a sua intenção em participar no projeto, identificando os/as possíveis professores/as a envolver.

Neste momento, encontra-se em fase de preparação o pacote informativo dos professores, que suportará a sua participação, bem como a plataforma online, através da qual todos os participantes terão a possibilidade de comunicar e partilhar a sua experiência no projeto.