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Iniciativas | Programas

Programa Educativo “O MARE vai à escola” 2018/2019

Programa Educativo - O MARE vai à escola 2018-2019


O MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, vai dar a conhecer o seu Programa Educativo “O MARE vai à escola” 2018/2019, num evento a realizar no dia 16 de novembro de 2018, pelas 17h00, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O programa contará com a apresentação do projeto “SHARK ATTRACT”, para além de dar a conhecer as atividades, disponíveis para todos os graus de escolaridade, do programa educativo. Estarão disponíveis quatro workshops no âmbito da temática "O método científico na sala de aula: abordagem em ciências experimentais". Partindo de uma questão-problema, será utilizado o método científico e atividades práticas que ajudarão a chegar à resposta:

  1. Qual destas é uma espécie exótica?
  2. Que relação há entre as comunidades de fitoplâncton e o consumo de bivalves?
  3. O que diferencia um tubarão de um carapau? Quantos peixes existem num lago?
  4. Como avaliar a qualidade ecológica dos rios?

As inscrições poderão ser efetuadas aqui até ao dia 13 de novembro de 2018.


Educação no Festival da Juventude 2018
 


A Divisão de Educação participou na edição de 2018 do Festival da Juventude, que decorreu de 16 a 18 de maio, no Parque do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira e no qual teve um stand que divulgou as suas áreas de ação, destacando o GOEP – Gabinete de Orientação Escolar e Profissional, o projeto Walk (the global) Walk e o Perfil do Aluno para o Século XXI.

No âmbito destes temas foram realizadas algumas atividades com os cerca de 400 alunos/as que participaram no stand da Divisão de Educação, nomeadamente, um teste sobre liderança juvenil e a recolha de contributos sobre o Perfil do Aluno e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos quais se destacam os seguintes:

  • Perfil do Aluno
    Aspetos mais relevantes no contexto escolar
    Pensamento crítico e pensamento criativo / Relacionamento interpessoal / Bem-estar, saúde e ambiente / Liberdade / Curiosidade, reflexão e inovação
  • Walk the (global) Walk
    ODS mais referidos
  • Ação climática: tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactes;
  • Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis;
  • Saúde de qualidade: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
  • Educação de qualidade: garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
  • Igualdade de género: alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas;
  • Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os povoamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Walk The (Global) Walk a implementar no ano letivo 2018/2019
 


No âmbito do Projeto Walk the (Global) Walk: Mobilizar os Jovens em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), em parceria com a ONG AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, que tem como objetivo principal a formação de professores e alunos nos temas ligados aos ODS, e simultaneamente aumentar o espaço de cidadania ativa para a juventude, realizou-se de 26 a 28 de fevereiro, em Florença, Itália, a reunião de arranque com todos os países parceiros.

Os trabalhos realizados sensibilizaram todos os parceiros para o grande objetivo de tornar este projeto num projeto europeu, sendo lançado o desafio de construir um projeto global com flexibilidade para acolher todas as especificidades nacionais. Neste encontro tentou-se essencialmente perceber quais as diferenças existentes entre os vários parceiros, designadamente quanto aos respetivos sistemas de ensino, e encontrar estratégias para conciliar o mais possível as atividades, de modo a que sejam impactantes.

Das várias atividades realizadas durante os 3 dias, destaca-se a análise das várias atividades que integram o projeto, o workshopsobre monitorização e avaliação do projeto, a apresentação da plataforma online, a introdução do plano de disseminação do projeto (plano de valorização, divulgação), a introdução da extranet e dos meios de gestão da comunicação e a gestão administrativa do projeto.

Na sequência da reunião de arranque, realizou-se um périplo de reuniões com todos os Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada para uma exposição mais pormenorizada do projeto, tendo em vista a sua implementação no ano letivo 2018/2019. Nesta medida, os estabelecimentos de ensino foram convidados a manifestar a sua intenção em participar no projeto, identificando os/as possíveis professores/as a envolver.

Neste momento, encontra-se em fase de preparação o pacote informativo dos professores, que suportará a sua participação, bem como a plataforma online, através da qual todos os participantes terão a possibilidade de comunicar e partilhar a sua experiência no projeto.