Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CM Vila Granca de Xira
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Iniciativas | Programas

Educação no Festival da Juventude 2019


A Divisão de Educação participou em mais uma edição do Festival da Juventude, que decorreu de 15 a 18 de maio, no Parque do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira.

No seu stand apresentou os diferentes serviços disponibilizados à população, tendo sido possível o esclarecimento de dúvidas e obtenção de mais informações junto dos técnicos presentes.

Foi também dinamizado com sucesso, um desafio aos jovens visitantes e alunos do 9º ano de escolaridade, que assinalaram a sua escolha para o próximo ano letivo 2019/2020, em termos de orientação escolar e profissional, o que permitiu de modo informal, aferir as modalidades de ensino mais escolhidas e freguesias nas quais pretendem continuar ou ingressar, no ensino secundário.


Jovens caminham pelo Desenvolvimento Sustentável


Teve lugar no dia 15 de maio, em Vila Franca de Xira, uma caminhada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, ação onde participaram centenas de estudantes e professores, oriundos de diferentes estabelecimentos de Ensino do Concelho, que exibiram cartazes e entoaram palavras de ordem em defesa de objetivos de desenvolvimento sustentáveis, definidos pelas Nações Unidas para implementação até 2030.

A iniciativa integra-se no projeto europeu “Walk The Global Walk”, cofinanciado pela Comissão Europeia, e que em Portugal está a ser implementado pelo Município de Vila Franca de Xira e a Organização Não governamental para o desenvolvimento AIDGLOBAL.

O trajeto, que cruzou várias ruas da cidade, teve paragem  no Largo da Câmara Municipal, local onde os jovens leram o seu manifesto e convidaram o Executivo Municipal para se juntar ao movimento, tendo culminado no Parque Urbano de Vila Franca de Xira, onde decorria mais uma edição do Festival da Juventude.


Educação no Festival da Juventude 2018


A Divisão de Educação participou na edição de 2018 do Festival da Juventude, que decorreu de 16 a 18 de maio, no Parque do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira e no qual teve um stand que divulgou as suas áreas de ação, destacando o GOEP – Gabinete de Orientação Escolar e Profissional, o projeto Walk (the global) Walk e o Perfil do Aluno para o Século XXI.

No âmbito destes temas foram realizadas algumas atividades com os cerca de 400 alunos/as que participaram no stand da Divisão de Educação, nomeadamente, um teste sobre liderança juvenil e a recolha de contributos sobre o Perfil do Aluno e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos quais se destacam os seguintes:

  • Perfil do Aluno
    Aspetos mais relevantes no contexto escolar
    Pensamento crítico e pensamento criativo / Relacionamento interpessoal / Bem-estar, saúde e ambiente / Liberdade / Curiosidade, reflexão e inovação
  • Walk the (global) Walk
    ODS mais referidos
  • Ação climática: tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactes;
  • Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis;
  • Saúde de qualidade: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
  • Educação de qualidade: garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
  • Igualdade de género: alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas;
  • Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os povoamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Walk The (Global) Walk a implementar no ano letivo 2018/2019


No âmbito do Projeto Walk the (Global) Walk: Mobilizar os Jovens em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), em parceria com a ONG AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, que tem como objetivo principal a formação de professores e alunos nos temas ligados aos ODS, e simultaneamente aumentar o espaço de cidadania ativa para a juventude, realizou-se de 26 a 28 de fevereiro, em Florença, Itália, a reunião de arranque com todos os países parceiros.

Os trabalhos realizados sensibilizaram todos os parceiros para o grande objetivo de tornar este projeto num projeto europeu, sendo lançado o desafio de construir um projeto global com flexibilidade para acolher todas as especificidades nacionais. Neste encontro tentou-se essencialmente perceber quais as diferenças existentes entre os vários parceiros, designadamente quanto aos respetivos sistemas de ensino, e encontrar estratégias para conciliar o mais possível as atividades, de modo a que sejam impactantes.

Das várias atividades realizadas durante os 3 dias, destaca-se a análise das várias atividades que integram o projeto, o workshopsobre monitorização e avaliação do projeto, a apresentação da plataforma online, a introdução do plano de disseminação do projeto (plano de valorização, divulgação), a introdução da extranet e dos meios de gestão da comunicação e a gestão administrativa do projeto.

Na sequência da reunião de arranque, realizou-se um périplo de reuniões com todos os Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada para uma exposição mais pormenorizada do projeto, tendo em vista a sua implementação no ano letivo 2018/2019. Nesta medida, os estabelecimentos de ensino foram convidados a manifestar a sua intenção em participar no projeto, identificando os/as possíveis professores/as a envolver.

Neste momento, encontra-se em fase de preparação o pacote informativo dos professores, que suportará a sua participação, bem como a plataforma online, através da qual todos os participantes terão a possibilidade de comunicar e partilhar a sua experiência no projeto.