Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Rede de Bibliotecas Escolares | Bibliomanias


A adesão à Rede de Bibliotecas Escolares no Município, envolvendo o Ministério de Educação e a Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, permitiu melhorar a qualidade educativa das crianças e jovens do Município, uma vez que desempenha um papel fundamental nos domínios da leitura, literacia, desenvolvimento de competências de informação, assim como no aprofundamento da cultura científica, tecnológica e artística.

A integração das BE/CRE do Conselho de Vila Franca de Xira na Rede de Bibliotecas Escolares teve início no ano de 1998, sendo que num universo de 53 estabelecimentos de educação e ensino estão integradas 35.

Paralelamente, desde o ano 1999, a Divisão de Bibliotecas desta autarquia tem vindo a desenvolver um projeto denominado Bibliomanias, o qual consiste na instalação de um posto de leitura constituído por livros e equipamento (2 estantes, 2 sofás, 1 caixa de álbuns e fundo documental) nas escolas do 1.º Ciclo cuja dimensão não lhes permite integrar a Rede, existindo atualmente 12.

Em março de 2012 foi lançado o Portal da Rede de Bibliotecas do Concelho de Vila Franca de Xira, a qual é constituída pelas Bibliotecas Municipais e pelas Bibliotecas Escolares. Este portal tem como objetivo funcionar como plataforma interativa, que efetive o acesso à informação em diversos suportes e estimule a produção e difusão das ações desenvolvidas colaborativamente, estimulando a partilha e a cooperação entre as Bibliotecas Municipais e as Bibliotecas Escolares.

O referido Portal disponibiliza online o Catálogo Coletivo, como forma de promover um mais rápido acesso aos recursos documentais e simultaneamente uma gestão integrada da coleção ao nível concelhio. Desta forma procura-se fomentar uma política coordenada de aquisições que visem a otimização de recursos, o incentivo ao empréstimo interbibliotecário e a dinamização de ações que promovam a literacia da informação e incentivem a leitura e a escrita criativa. 



A ação de formação "V Jornadas Pedagógicas de Vila Franca de Xira - Isto já não é o que era... Os desafios da escola no século XXI", evento organizado pelo Centro de Formação Infante D. Pedro, Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Franca de Xira e Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, decorreu nos auditórios da Fábrica das Palavras e do Museu do Neo-Realismo e também na Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira.

Esta formação teve como objetivo proporcionar a reflexão e a aprendizagem contínua melhorando a compreensão sobre a importância das novas tecnologias na escola, bem como promover a partilha de boas práticas de ensino aprendizagem abrangentes a qualquer disciplina, integrando os formandos no novo paradigma da escola do século XXI, tendo em conta os complexos processos de mudança com implicações nos modos de aprender e de se exercer a ação educativa, impondo-se a necessidade de promover novas abordagens.

A iniciativa teve início com as conferências do Dr. Alexandre Castro Caldas, da Universidade Católica Portuguesa e do Dr. David Rodrigues, da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, mas o programa integrou um leque diversificado de participações (palestras, partilha de projetos e de boas práticas, oficinas) privilegiando os domínios identificados como prioritários para aprofundar, discutir e refletir com os principais destinatários da ação: educadores de infância, professores do ensino básico e secundário e educadores, mediadores de leitura, animadores, bibliotecários.

Poderão ser consultadas informações no site do evento.


Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2014-2020


A Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza na sua página eletrónica os padrões de referência para a condução do trabalho das bibliotecas escolares e das ações do Programa RBE até 2020.