Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Exposição “Candido Portinari em Portugal”

Cartazcandidoportinari 1 600 839
20 Out 2018 a 03 Mar 2019
Local:
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

O Museu do Neo-Realismo assinalou o seu 11º aniversário, no dia 20 de outubro, com uma importante exposição dedicada àquele que é o nome maior da pintura brasileira, Candido Portinari.

A exposição “Candido Portinari em Portugal” merece o Alto Patrocínio do Presidente da República, e, pela primeira vez, além da inúmera documentação e imagens, que assinalam a passagem de Candido Portinari por Portugal, vai congregar um relevante conjunto de obras de arte, cedidas pelos museus portugueses e outras instituições, a que se junta a obra “Café”, proveniente do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e que regressa ao nosso País 78 anos depois de estar exposta pela primeira vez em 1940, no Pavilhão do Brasil na “Exposição do Mundo Português”. Para além do importante papel sócio histórico daquela pintura, ao representar as condições de trabalho nas roças de café brasileiras, a obra valeu ainda ao seu autor o primeiro reconhecimento internacional ao conquistar a segunda Menção Honrosa na Exposição Internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, nos Estados Unidos, em 1935.

Candido Portinari foi um dos pintores estrangeiros que mais se aproximou do ideário neorrealista português. Assim, dando continuidade ao importante trabalho de investigação, promoção e divulgação do trabalho em Portugal de escritores, artistas e intelectuais que marcaram a cultura do século XX, o Museu do Neo-Realismo volta a acolher mais uma importante exposição,que assinala o aniversário de um espaço cultural único no país. O projeto expositivo tem a curadoria da diretora científica do museu, Raquel Henriques da Silva, e de Luísa Duarte Santos, e vai estar patente ao público até 3 de março de 2019.

 
Contactos


Museu do Neo-Realismo
Rua Alves Redol, n.º 45 | 2600-099 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 19.16" N, 08º 59' 19.82" W
Telefone: 263 285 626
E-mail: neorealismo@cm-vfxira.pt
Website: www.museudoneorealismo.pt
Horário: 3.ª a 6.ª feira, 10h00-18h00; Sábado e domingo, 10h00-19h00.
Encerra à segunda-feira e feriados.