Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Esta semana sugerimos como leitura...

Fotogaleria bmvfx 1 1 600 839
14 a 20 Jan 2021
Local:
Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira


Esta semana começamos as propostas com o livro “O Meu País” de Maria Filomena Mónica. Nas palavras da autora “foi ao escrever este livro que compreendi serem o nacionalismo e o patriotismo coisas diferentes: o primeiro é inseparável do desejo de poder, enquanto o segundo é meramente defensivo. O facto de a minha pátria ser Portugal não me leva a pensar que seja a melhor do mundo: reconheço tão-só que foi aqui que nasci, foi aqui que cresci, foi aqui que tive filhos e netos. E agora, que me foge a curta vida, gosto mais dela porque finalmente me deu a oportunidade de pensar, falar e escrever livremente”.

No género “Romance” a Biblioteca convida esta semana a uma viagem pela Índia por Bali Kaur Jaswal. No livro “A vida secreta das viúvas panjábi” Nikki desiludiu a sua família conservadora várias vezes: desistiu da faculdade, saiu de casa e trabalha num pub, passando grande parte do tempo a tentar afastar-se das tradições indianas.
Quando aceita dar aulas de escrita criativa no centro comunitário local, fica entusiasmada com a possibilidade de ajudar algumas viúvas da comunidade panjábi em Londres, mas o que encontra é um pequeno grupo de mulheres iletradas que, embora pouco interessadas nos ideais de Nikki, estão cheias de histórias para contar. Para sua surpresa, a aparente modéstia das viúvas esconde uma secreta vida interior rica em memórias e fantasias, o que transforma as aulas em momentos de partilha de contos apaixonantes e sensuais. Num tom ligeiro e cheio de humor, são aqui abordados temas muito atuais: a integração dos imigrantes nas comunidades onde vivem e trabalham, e como as mulheres desafiam uma estrutura extremamente machista na comunidade indiana panjabi. Esta foi uma das obras incluída no Clube de Leitura de Reese Witherspoon.

Para as crianças temos a “Formiga duma figa” de António Avelar de Pinho. Macacos no nariz, um espantalho paspalho, um palhaço palha d’aço, algumas pipocas tagarelas, um crocodilo chamado Danilo e outras tantas personagens convivem neste livro cheio de palavras brincadas, pontos, vírgulas, exclamações e interrogações, com muitas rimas pelo meio. Mas, atenção, nem todas são perfeitas, cruzadas ou emparelhadas, e muitas vezes até saem da linha para nos vir ensinar que o mundo nem sempre é a direito!

 

O meu país - capa            A vida secreta das viúvas panjábi - capa            Formiga duma figa - capa

 

Contactos


Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira
Largo Mário Magalhães Infante, n.º 14 | 2600–187 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 07.90" N, 08º 59' 16.27" W
Telefone: 263 271 200
E-mail: fabricadaspalavras@cm-vfxira.pt
Website: http://bmvfx.cm-vfxira.pt