Logotipo Município de Vila Franca de Xira

85 anos de Colete Encarnado!

30 Maio 2017

Nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho a festa mais emblemática do Ribatejo – o “Colete Encarnado” - completa 85 anos de realização.
Trata-se de um aniversário importante de uma festa que vinca a cultura da Festa Brava e as tradições do Concelho de Vila Franca de Xira e da região em se insere.
Nesta edição especial, por convite da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o cartoonista e ilustrador vila-franquense Vasco Gargalo é o autor da imagem da iniciativa.

Os três dias de festa afiguram-se mais uma vez imparáveis, recheados de momentos a não perder. Exemplo dos mesmos são as ansiadas Esperas e Largadas de toiros nas ruas de Vila Franca de Xira, que colocam todos em alerta numa agradável e apetecida adrenalina.
A Corrida de Campinos, na manhã de sábado, mostra cultura ribatejana e a perícia dos mestres do gado bravo. A homenagem solene ao Campino eleito pelos seus pares, este ano Casimiro José Serrano Diogo, reúne toda a população, na tarde de sábado, na Praça do Município, para vê-lo erguer o Pampilho de Honra, onde está inscrito o nome a quem prestamos tributo póstumo: João Almeida Inácio.

Logo após este momento decorre o colorido e animado Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas pela Cidade.

A emblemática Praça de Toiros Palha Blanco assinala o evento, apresentando espetáculos taurinos, de que se destaca a corrida de toiros mista de domingo, 2 de julho. A cavalo, João Ribeiro Telles Jr., com toiros da ganadaria David Ribeiro Telles. A pé, Juan José Padilla e António João Ferreira, com toiros de Falé Filipe. Nas pegas estará o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

As tertúlias fazem parte da festa com portas abertas, fomentando o convívio nas ruas.

A noite da “sardinha assada”, os grandes concertos e Fado perfazem uma animação que fica para recordar! A festa culmina, com fogo-de-artifício, à beira-rio, no jardim municipal da Cidade.

Viva connosco esta Festa!

Em breve disponibilizamos o programa completo.