Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Espaços Verdes de Recreio e Lazer


São muitos os espaços verdes de recreio e lazer no Concelho de Vila Franca de Xira, aqui fica o desafio a uma visita aos que agora destacamos para deles usufruir e neles descontrair.

 

Caminho Ribeirinho Alhandra - Vila Franca de Xira

 

A Câmara Municipal executou, ao abrigo do Programa Polis, o Caminho Pedonal Ribeirinho de Alhandra – Vila Franca de Xira, o qual se desenvolve ao longo de cerca de 3km.

Este caminho permite à população usufruir das potencialidades de lazer proporcionadas pela proximidade ao rio Tejo, através da utilização das zonas pedonais, da ciclovia ou através da utilização de diversas zonas de estadia.

A naturalização deste espaço foi desenvolvida através da plantação e da sementeira de espécies autóctones, com reduzidas necessidades hídricas, contribuindo-se, deste modo, para a manutenção da diversidade biológica, bem como para o equilíbrio ecológico desta zona.

Em Vila Franca de Xira, na ligação entre o Caminho Pedonal e o Parque Urbano do Cevadeiro, foi ainda construída uma passagem superior à via-férrea, que possibilita, aos seus utilizadores, uma vista privilegiada sobre a Reserva Natural do Estuário do Tejo, os mouchões e a vastidão da Lezíria.

Um caminho a descobrir.

Valências: Parque de estacionamento (Parque Urbano de Vila Franca de Xira e Piscinas de Alhandra), instalações sanitárias, parque de merendas, ciclovia, zonas de estadia, ginásio ao ar livre.

 

  


Hortas Urbanas do Ecoparque

 

As Hortas Urbanas do Ecoparque, na Póvoa de Santa Iria foram implementadas no âmbito da candidatura ‘Póvoa Central – Uma EcoComunidade’, aprovada pelo Programa Operacional Regional de Lisboa (QREN 2007-2013) e pelo regulamento específico ‘Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana - Programa Eco-Bairros’.

Numa área de cerca de 5 hectares, as hortas distribuem-se por três núcleos com 56,34 e 33 talhões e foram atribuídas em Março de 2014, através de um sorteio onde se registou uma taxa de adesão quase três vezes superior às hortas disponibilizadas.

Durante os meses seguintes deu-se o processo de instalação dos 123 hortelões e no verão as primeiras culturas deram os seus frutos.

Atualmente, este espaço permite um contato direto da população com as práticas e produtos agrícolas num novo conceito de zona verde, que alia a componente produtiva à componente lúdica e pedagógica. No local, os caminhos pedonais permitem conhecer cada um dos talhões, único à sua maneira, e as zonas de estadia ensombradas convidam ao descanso.

Venha conhecer o maior núcleo de hortas urbanas do concelho

Valências: Parque de estacionamento, zonas de estadia.

 

  


Jardim José Álvaro Vidal

 

O Jardim José Álvaro Vidal localiza-se em Alverca, junto à EN10 e constitui o principal espaço verde desta cidade.

É um jardim central, muito característico da sua época, com áreas relvadas e árvores de grande porte que conferem sombra a todo o espaço, tornando-o muito agradável para um passeio.

Existem vários parques infantis, café com esplanada e um parque bio-saudável, sendo por isso um espaço dedicado a todas as gerações.

O Jardim Parque de Alverca merece a sua visita.

Valências: Parque de estacionamento, instalações sanitárias, parque infantil, cafetaria, ginásio ao ar livre.

 

  


Jardim Municipal Constantino Palha

 

O Jardim Municipal Constantino Palha é considerado, unanimemente, o jardim mais carismático da cidade de Vila Franca de Xira.

Está localizado junto à estação de comboio e ocupa uma extensão de 400 metros em frente ao rio.

As obras de recuperação efetuadas em 2011 permitiram devolver a dignidade a este espaço nobre, onde o coreto e os lagos assumem um papel característico e distintivo.

A esplanada permite apreciar o rio e a lezíria, aproveitando as sombras dos plátanos, freixos e amoreiras e o parque infantil é dos mais concorridos da cidade.

O jardim é ainda palco de vários eventos, dada a sua localização privilegiada, pelo que certamente merece a sua visita.

Valências: Instalações sanitárias, parque infantil, cafetaria, coreto.

 

  


Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo

 

O Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo possui uma área superior a 15 hectares e foi construído no âmbito da candidatura 'Requalificação da Frente Ribeirinha da Zona sul do Concelho de Vila Franca de Xira', no âmbito do Programa Operacional de Lisboa (QREN 2007-2013) e do Regulamento específico ' Política de Cidades - Parecerias para a Regeneração Urbana - Programas Integrados de Valorização das Frentes Ribeirinhas e Marítimas'.

Estende-se pelas freguesias da Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Alverca e é constituído pela Praia dos Pescadores e pelos Trilhos.

A Praia dos Pescadores assume-se como um espaço multifuncional, onde existe um parque de merendas, zonas de estadia e recreio, um café com esplanada e o primeiro campo de vólei de praia do concelho. É aqui que está localizado o CIAP – Centro de Interpretação do Ambiente e da Paisagem, onde estão patentes exposições alusivas à flora e fauna locais.

Os 5 trilhos – Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa, Tejo, Verdelha e Estação - estendem-se por quase 6 km, numa paisagem plana que convida à contemplação e à prática de exercício.

Seja a pé ou de bicicleta, venha conhecer a paisagem do estuário do Tejo.

Valências: Parque de estacionamento (Praia dos Pescadores), instalações sanitárias, cafetaria, parque de merendas com churrasqueiras, campo de vólei, zonas de estadia, postos de observação de aves, CIAP - Centro de Interpretação do Ambiente e da Paisagem.

 

  


Parque Urbano da Flamenga

 

O Parque Urbano da Flamenga localiza-se em Vialonga, junto à urbanização da Flamenga. Atualmente ocupa uma área de 2,4 hectares que é dominada pela presença de amplos relvados.

O Jardim dos Socalcos destaca-se da restante intervenção pelas reminiscências históricas que inclui.

Trata-se de uma zona privilegiada para a prática de exercício físico ou ainda para atividades familiares, onde o ginásio ao ar livre e o parque infantil assumem destaque.

Brevemente estará concluída a 4ª fase deste parque urbano, que representará um aumento significativo de áreas verdes.

Valências: Parque de estacionamento, cafetaria, ginásio ao ar livre, parque infantil.

 

  


Parque Urbano e Quinta Municipal da Piedade

 

O Parque Urbano da Quinta da Piedade insere-se na Quinta Municipal da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, devendo grande parte do seu interesse a esta antiga propriedade nobre com ligações agrícolas.

A quinta possui uma forte componente patrimonial, com destaque para o Palácio, o Oratório de São Jerónimo e a Lapa do Senhor Morto, o que juntamente com o parque dos animais, o viveiro municipal e as hortas biológicas conferem um carácter único e especial a este espaço municipal.

O parque urbano possui diversas valências desportivas (campo multiusos, campos de ténis e ginásio ao ar livre) e áreas de recreio infantil e juvenil, estando a componente lazer comtemplada com a existência de zonas de estadia.

Considerada por muitos o coração da cidade da Póvoa de Santa Iria, merece a sua visita.

Valências: Parque de estacionamento, instalações sanitárias, cafetaria, parque de animais, Quinta Municipal da Piedade, ginásio ao ar livre, campo de jogos, campos de ténis.

 

    


Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria

 

O Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria localiza-se na continuidade da Praia dos Pescadores, estando tendo sido construído do âmbito da mesma candidatura - 'Requalificação da Frente Ribeirinha da Zona sul do Concelho de Vila Franca de Xira', no âmbito do Programa Operacional de Lisboa (QREN 2007-2013).

Numa lógica de grande parque urbano (6 hectares), as zonas relvadas amplas dominam este espaço junto ao rio Tejo, onde as árvores irão, a seu tempo, assumir uma presença importante.

O núcleo museológico ‘A Póvoa e o Rio’ vem materializar memórias da ligação entre o rio e as populações que o exploraram e ainda exploram, nomeadamente a comunidade avieira, que possui arrecadações de apoio à sua atividade neste local.

As várias valências lúdicas e desportivas, como sejam o parque infantil, o parque juvenil, o skate parque, o ginásio ao ar livre e a cafetaria, bem como a proximidade à cidade da Póvoa de Santa Iria e respetiva estação de comboios transformam este parque no local ideal para um passeio em família.

Valências: Parque de estacionamento (Praia dos Pescadores), cafetaria, núcleo museológico, parque infantil e juvenil, skate parque, ginásio ao ar livre, anfiteatro.

 

  


Parque Urbano Dr. Luís César Pereira

 

O Parque Urbano Dr. Luís César Pereira ocupa uma área superior a 3 hectares entre a zona habitacional do Bom Retiro e a Quinta da Mina, em Vila Franca de Xira.

Inserido na malha urbana, numa zona de taludes junto à ribeira de Santa Sofia, que lhe dá o nome comum de Parque Urbano de Santa Sofia, este espaço verde é um importante escape para os habitantes locais.

Valências: Parque de merendas, parque infantil.