Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Espaços Verdes de Recreio e Lazer


São muitos os espaços verdes de recreio e lazer no Concelho de Vila Franca de Xira, aqui fica o desafio a uma visita aos que agora destacamos para deles usufruir e neles descontrair.

 

Caminho Ribeirinho Alhandra - Vila Franca de Xira


A Câmara Municipal executou, ao abrigo do Programa Polis, o Caminho Pedonal Ribeirinho de Alhandra – Vila Franca de Xira, o qual se desenvolve ao longo de cerca de 3km.

Este caminho permite à população usufruir das potencialidades de lazer proporcionadas pela proximidade ao rio Tejo, através da utilização das zonas pedonais, da ciclovia ou através da utilização de diversas zonas de estadia.

A naturalização deste espaço foi desenvolvida através da plantação e da sementeira de espécies autóctones, com reduzidas necessidades hídricas, contribuindo-se, deste modo, para a manutenção da diversidade biológica, bem como para o equilíbrio ecológico desta zona.

Em Vila Franca de Xira, na ligação entre o Caminho Pedonal e o Parque Urbano do Cevadeiro, foi ainda construída uma passagem superior à via-férrea, que possibilita, aos seus utilizadores, uma vista privilegiada sobre a Reserva Natural do Estuário do Tejo, os mouchões e a vastidão da Lezíria.

Um caminho a descobrir.

Valências: Parque de estacionamento (Parque Urbano de Vila Franca de Xira e Piscinas de Alhandra), instalações sanitárias, parque de merendas, ciclovia, zonas de estadia, ginásio ao ar livre.

CAMINHO_RIBEIRINHO_ALHANDRA___VILA_FRANCA_DE_XIRA_1_1024_2500 CAMINHO_RIBEIRINHO_ALHANDRA___VILA_FRANCA_DE_XIRA_2_1_1024_2500


Hortas Urbanas do Ecoparque


As Hortas Urbanas do Ecoparque, na Póvoa de Santa Iria foram implementadas no âmbito da candidatura ‘Póvoa Central – Uma EcoComunidade’, aprovada pelo Programa Operacional Regional de Lisboa (QREN 2007-2013) e pelo regulamento específico ‘Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana - Programa Eco-Bairros’.

Numa área de cerca de 5 hectares, as hortas distribuem-se por três núcleos com 56,34 e 33 talhões e foram atribuídas em Março de 2014, através de um sorteio onde se registou uma taxa de adesão quase três vezes superior às hortas disponibilizadas.

Durante os meses seguintes deu-se o processo de instalação dos 123 hortelões e no verão as primeiras culturas deram os seus frutos.

Atualmente, este espaço permite um contato direto da população com as práticas e produtos agrícolas num novo conceito de zona verde, que alia a componente produtiva à componente lúdica e pedagógica. No local, os caminhos pedonais permitem conhecer cada um dos talhões, único à sua maneira, e as zonas de estadia ensombradas convidam ao descanso.

Venha conhecer o maior núcleo de hortas urbanas do concelho

Valências: Parque de estacionamento, zonas de estadia.

HORTAS_URBANAS_DO_ECOPARQUE_1_1024_2500 HORTAS_URBANAS_DO_ECOPARQUE_2_1_1024_2500


Jardim José Álvaro Vidal


O Jardim José Álvaro Vidal localiza-se em Alverca, junto à EN10 e constitui o principal espaço verde desta cidade.

É um jardim central, muito característico da sua época, com áreas relvadas e árvores de grande porte que conferem sombra a todo o espaço, tornando-o muito agradável para um passeio.

Existem vários parques infantis, café com esplanada e um parque bio-saudável, sendo por isso um espaço dedicado a todas as gerações.

O Jardim Parque de Alverca merece a sua visita.

Valências: Parque de estacionamento, instalações sanitárias, parque infantil, cafetaria, ginásio ao ar livre.

JARDIM_JOS___LVARO_VIDAL_1_1024_2500 JARDIM_JOS___LVARO_VIDAL_2_1_1024_2500


Jardim Municipal Constantino Palha


O Jardim Municipal Constantino Palha é considerado, unanimemente, o jardim mais carismático da cidade de Vila Franca de Xira.

Está localizado junto à estação de comboio e ocupa uma extensão de 400 metros em frente ao rio.

As obras de recuperação efetuadas em 2011 permitiram devolver a dignidade a este espaço nobre, onde o coreto e os lagos assumem um papel característico e distintivo.

A esplanada permite apreciar o rio e a lezíria, aproveitando as sombras dos plátanos, freixos e amoreiras e o parque infantil é dos mais concorridos da cidade.

O jardim é ainda palco de vários eventos, dada a sua localização privilegiada, pelo que certamente merece a sua visita.

Valências: Instalações sanitárias, parque infantil, cafetaria, coreto.

JARDIM_MUNICIPAL_CONSTANTINO_PALHA_1_1024_2500 JARDIM_MUNICIPAL_CONSTANTINO_PALHA_2_1_1024_2500


Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo


O Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo possui uma área superior a 15 hectares e foi construído no âmbito da candidatura 'Requalificação da Frente Ribeirinha da Zona sul do Concelho de Vila Franca de Xira', no âmbito do Programa Operacional de Lisboa (QREN 2007-2013) e do Regulamento específico ' Política de Cidades - Parecerias para a Regeneração Urbana - Programas Integrados de Valorização das Frentes Ribeirinhas e Marítimas'.

Estende-se pelas freguesias da Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Alverca e é constituído pela Praia dos Pescadores e pelos Trilhos.

A Praia dos Pescadores assume-se como um espaço multifuncional, onde existe um parque de merendas, zonas de estadia e recreio, um café com esplanada e o primeiro campo de vólei de praia do concelho. É aqui que está localizado o CIAP – Centro de Interpretação do Ambiente e da Paisagem, onde estão patentes exposições alusivas à flora e fauna locais.

Os 5 trilhos – Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa, Tejo, Verdelha e Estação - estendem-se por quase 6 km, numa paisagem plana que convida à contemplação e à prática de exercício.

Seja a pé ou de bicicleta, venha conhecer a paisagem do estuário do Tejo.

Valências: Parque de estacionamento (Praia dos Pescadores), instalações sanitárias, cafetaria, parque de merendas com churrasqueiras, campo de vólei, zonas de estadia, postos de observação de aves, CIAP - Centro de Interpretação do Ambiente e da Paisagem.

PARQUE_LINEAR_RIBEIRINHO_DO_ESTUR_RIO_DO_TEJO_1_1024_2500 PARQUE_LINEAR_RIBEIRINHO_DO_ESTUR_RIO_DO_TEJO_2_1_1024_2500


Parque Urbano da Flamenga


O Parque Urbano da Flamenga localiza-se em Vialonga, junto à urbanização da Flamenga. Atualmente ocupa uma área de 2,4 hectares que é dominada pela presença de amplos relvados.

O Jardim dos Socalcos destaca-se da restante intervenção pelas reminiscências históricas que inclui.

Trata-se de uma zona privilegiada para a prática de exercício físico ou ainda para atividades familiares, onde o ginásio ao ar livre e o parque infantil assumem destaque.

Valências: Parque de estacionamento, cafetaria, ginásio ao ar livre, parque infantil.

PARQUE_URBANO_DA_FLAMENGA_1_1024_2500 PARQUE_URBANO_DA_FLAMENGA_2_1_1024_2500


Parque Urbano e Quinta Municipal da Piedade


O Parque Urbano da Quinta da Piedade insere-se na Quinta Municipal da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, devendo grande parte do seu interesse a esta antiga propriedade nobre com ligações agrícolas.

A quinta possui uma forte componente patrimonial, com destaque para o Palácio, o Oratório de São Jerónimo e a Lapa do Senhor Morto, o que juntamente com o parque dos animais, o viveiro municipal e as hortas biológicas conferem um carácter único e especial a este espaço municipal.

O parque urbano possui diversas valências desportivas (campo multiusos, campos de ténis e ginásio ao ar livre) e áreas de recreio infantil e juvenil, estando a componente lazer comtemplada com a existência de zonas de estadia.

Considerada por muitos o coração da cidade da Póvoa de Santa Iria, merece a sua visita.

Valências: Parque de estacionamento, instalações sanitárias, cafetaria, parque de animais, Quinta Municipal da Piedade, ginásio ao ar livre, campo de jogos, campos de ténis.

PARQUE_URBANO_E_QUINTA_MUNICIPAL_DA_PIEDADE_1_1024_2500 PARQUE_URBANO_E_QUINTA_MUNICIPAL_DA_PIEDADE_2_1_1024_2500


Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria


O Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria localiza-se na continuidade da Praia dos Pescadores, estando tendo sido construído do âmbito da mesma candidatura - 'Requalificação da Frente Ribeirinha da Zona sul do Concelho de Vila Franca de Xira', no âmbito do Programa Operacional de Lisboa (QREN 2007-2013).

Numa lógica de grande parque urbano (6 hectares), as zonas relvadas amplas dominam este espaço junto ao rio Tejo, onde as árvores irão, a seu tempo, assumir uma presença importante.

O núcleo museológico ‘A Póvoa e o Rio’ vem materializar memórias da ligação entre o rio e as populações que o exploraram e ainda exploram, nomeadamente a comunidade avieira, que possui arrecadações de apoio à sua atividade neste local.

As várias valências lúdicas e desportivas, como sejam o parque infantil, o parque juvenil, o skate parque, o ginásio ao ar livre e a cafetaria, bem como a proximidade à cidade da Póvoa de Santa Iria e respetiva estação de comboios transformam este parque no local ideal para um passeio em família.

Valências: Parque de estacionamento (Praia dos Pescadores), cafetaria, núcleo museológico, parque infantil e juvenil, skate parque, ginásio ao ar livre, anfiteatro.

PARQUE_URBANO_DA_P_VOA_DE_SANTA_IRIA_1_1024_2500 PARQUE_URBANO_DA_P_VOA_DE_SANTA_IRIA_2_1_1024_2500


Parque Urbano Dr. Luís César Pereira


O Parque Urbano Dr. Luís César Pereira ocupa uma área superior a 3 hectares entre a zona habitacional do Bom Retiro e a Quinta da Mina, em Vila Franca de Xira.

Inserido na malha urbana, numa zona de taludes junto à ribeira de Santa Sofia, que lhe dá o nome comum de Parque Urbano de Santa Sofia, este espaço verde é um importante escape para os habitantes locais.

Valências: Parque de merendas, parque infantil.

DR._LU_S_C_SAR_PEREIRA_1_1024_2500 DR._LU_S_C_SAR_PEREIRA_2_1_1024_2500