Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Encontros Desportivos Concelhios


Encontros Desportivos ConcelhiosO Município de Vila Franca de Xira através da Divisão de Desporto e Equipamentos promove o Programa Encontros Desportivos Concelhios - XIRA2018 proporcionando aos Clubes, Núcleos Informais e Escolas quadros competitivos alternativos que possibilitem a prática desportivas sob formas simplificadas e adaptadas baseadas na atividade lúdica e de pré-competição nas modalidades: Futsal, Natação Voleibol, Basquetebol e Ténis.

Esta oferta de prática desportiva dirige-se prioritariamente à faixa infantil e juvenil e pretende:

  • Promover os aspetos sociais e culturais no contexto das atividades físicas e recreativas;
  • Incentivar o espírito desportivo e a prática de atividade física na sua riqueza e diversidade;
  • Envolver a comunidade e os agentes de desenvolvimento desportivo local na organização e divulgação do Programa;
  • Sensibilizar os jovens para atividades de caráter lúdico desportivo.

Os encontros decorrem entre os meses de novembro de 2017 e julho de 2018.

Para as diversas modalidades desportivas (não contempladas no quadro permanente do XIRA2018), temos o “Dia da Modalidade” onde se pretende promover e divulgar o local onde essas modalidades se desenvolvem regularmente.

Proporcionando à população um primeiro contato e apoiando assim a captação de atletas por parte das coletividades desportivas do Concelho.


Dia da Modalidade
  • Objetivo
    Visa proporcionar um primeiro contato com diversas modalidades desportivas à população do concelho, promovendo estas e divulgando o local onde se desenvolvem regularmente (de 2.ª a dom.). O convívio intergeracional e familiar da atividade física é outro dos objetivos do “Dia da Modalidade”.

  • Público alvo
    Estes encontros dirigem-se prioritariamente à população juvenil do concelho, independentemente do género e experiencia desportiva de cada um.

  • Parcerias / Responsabilidades
    Estas atividades implicam a colaboração de diversas entidades desportivas (coletivas do Concelho, empresas privadas associações de modalidades, etc.) O município prepara a estrutura logística de suporte à organização das iniciativas, assegura a sua promoção e viabiliza o seguro desportivo dos participantes. As entidades parceiras asseguram a dinamização de todas as atividades que são supervisionadas por técnicos com formação específica em cada área (enquadramento técnico e apetrechamento/material).

  • Calendarização
    Sábados e/ou domingos de novembro a julho.

  • Contrapartidas
    A principal contrapartida para as entidades parceiras no programa, será a divulgação das suas atividades em espaço publico disponibilizado pela autarquia, com a divulgação e o seguro desportivo dos participantes a serem assumidos pela Divisão de Desporto e Equipamentos.