Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CM Vila Granca de Xira
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Núcleo-sede do Museu Municipal

image title
image title


O Museu Municipal de Vila Franca de Xira insere-se, organicamente, na Divisão de Cultura, Turismo, Património e Museus e visa de uma forma complementar, uma gestão integrada dos recursos patrimoniais concelhios, nas vertentes do património móvel e imóvel.

Tendo como área de intervenção o território concelhio, a estrutura da Divisão obedece ao princípio da descentralização e à consequente atuação no território. A estas áreas de ação correspondem em termos funcionais os respetivos serviços – Setor de Património e Setor de Museus.

O Museu Municipal de Vila Franca de Xira tem como principais objetivos:

  • Investigar: através da promoção de estudos e pesquisas pluridisciplinares que permitam o aprofundamento do conhecimento da trajetória das diferentes comunidades concelhias;
  • Conservar e Documentar: promovendo a conservação e documentação do património museológico à sua guarda bem como encetar outros programas de conservação e reabilitação de património material e imaterial (arqueológico, edificado, paisagístico, oral, etc.);
  • Comunicar e educar: divulgar, nomeadamente através da realização de colóquios, encontros, exposições e de edições, os resultados das pesquisas efetuadas e estabelecer programas de educação patrimonial que possibilitem a dinamização de uma consciência patrimonial ativa, potenciando os recursos patrimoniais concelhios e o desenvolvimento local.

De modo a propiciar uma ligação estreita entre o Museu e as comunidades locais, a quem prioritariamente o seu trabalho se dirige, a concretização destes objetivos passou, desde o primeiro momento, pela criação de uma rede de espaços museológicos em diferentes pontos do concelho, a saber:

 

Inauguração da sede do Museu Municipal


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira inaugurou, no dia 27 de setembro de 2003, a sede do Museu Municipal, localizada no centro da cidade de Vila Franca de Xira.

O edifício é um imponente exemplar da arquitetura civil setecentista, sendo que a autarquia promoveu profundas obras de adaptação deste espaço, por forma a poder acolher os serviços do Museu Municipal.

O elevado esforço de investimento que esta ação exigiu ao Município Vila-Franquense, cofinanciado pelo Plano Operacional da Cultura, permite reinstalar o Museu Municipal, num espaço apetrechado de condições adequadas ao desenvolvimento do trabalho realizado por este serviço municipal, que tem por principais objetivos o estudo e a pesquisa da história e património local; a promoção da conservação e a documentação do património museológico, arqueológico, edificado e paisagístico do Concelho, assim como delinear programas de educação patrimonial, no sentido de dinamizar e envolver as populações locais na história da sua terra.

O Desembargador Diogo Baracho mandou construir este edifício em 1755, tendo sido objeto de várias transformações ao longo dos anos, nomeadamente a construção da capela dedicada à Senhora do Monte do Carmo, que sofreu obras de recuperação e adaptação, por forma a voltar a sediar o Museu Municipal. Aqui foram previstas duas salas de exposições temporárias, uma sala para exposições permanentes, um centro de documentação, uma sala para atividades do serviço educativo, um espaço polivalente e de cafetaria, gabinetes de inventário e técnicos.

Rua Serpa Pinto, n.º 65 | 2600-263 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 11.64" N, 08º 59' 18.10" W

3.ª feira a domingo, 9h30-12h30 e 14h00-17h30;
Encerrado aos feriados e de 1 a 15 de agosto.