Educação
As inscrições para as diversas valências da responsabilidade do Município de Vila Franca de Xira desenvolvidas nas Escolas encontram-se já disponíveis para todos os alunos a frequentar as escolas da rede pública do concelho.
Para os alunos de CONTINUIDADE, que em anos anteriores já frequentaram estabelecimentos de educação e ensino da rede pública do concelho, as inscrições têm que ser efetuadas através da Plataforma SIGA, no menu Candidaturas.
Deverá utilizar os dados de acesso de Encarregado de Educação que já lhe foram enviados anteriormente ou, caso seja necessário, poderá recuperar os dados de acesso indicando o e-mail associado à matrícula do seu educando.
Para os Encarregados de Educação que não obtiveram antecipadamente as credenciais ou não conseguiram fazer a recuperação da password, poderá consultar o SIGA - Manual de Acesso para ou contactar a sede do Agrupamento de Escolas respetivo.
A partir do ano letivo 2025/2026 todos os alunos encontram-se automaticamente inscritos no serviço de refeições escolares não sendo necessário efetuar qualquer candidatura.
As necessidades especificas decorrentes de alergias e/ou intolerâncias alimentares, situações clínicas especiais, restrições por motivos étnicos/religiosos ou preferência por opção de ementa vegetariana têm de ser comunicadas pelo Encarregado de Educação do aluno através do formulário Restrições Alimentares 2025/2026, para que seja assegurado o seu fornecimento
Para os alunos NOVOS, que vão ingressar pela primeira vez na educação pré-escolar ou no 1.º ciclo do ensino básico, que não tenham ainda ficha de aluno na plataforma SIGA, poderão inscrever-se através dos links abaixo indicados:
-
Escola a Tempo Inteiro | Atividades de Animação e Apoio à Família na Educação Pré-escolar
Destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas. Esta valência está sujeita a comparticipação familiar.
No 2.º e 3.º períodos letivos, a inscrição e alterações na modalidade de horário só são permitidas em casos de novas matrículas no estabelecimento de educação e ensino, encarregados de educação desempregados que iniciem atividade laboral, ou outros casos excecionais devidamente documentados e analisados pelo agrupamento de escolas e pela entidade parceira de acordo com o artigo 5.º do Regulamento Municipal da Escola a Tempo Inteiro
Consulta das Entidades parceiras que operam em cada estabelecimento de educação e ensino
-
Escola a Tempo Inteiro – Componente de Apoio à Família no 1.º ciclo
Destina-se a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes das componentes do currículo e depois das atividades de enriquecimento curricular, bem como durante os períodos de interrupção letiva.
Esta valência está sujeita a comparticipação familiar.
No 2.º e 3.º períodos letivos, a inscrição e alterações na modalidade de horário só são permitidas em casos de novas matrículas no estabelecimento de educação e ensino, encarregados de educação desempregados que iniciem atividade laboral, ou outros casos excecionais devidamente documentados e analisados pelo agrupamento de escolas e pela entidade parceira de acordo com o artigo 5.º do Regulamento Municipal Escola a Tempo Inteiro
Consulta das Entidades parceiras que operam em cada estabelecimento de educação e ensino
-
Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Destinam-se a alunos do 1.º ciclo de ensino básico e são atividades gratuitas, de caráter facultativo, e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural e decorrem nos estabelecimentos de educação e ensino.
Consulta das Entidades parceiras que operam em cada estabelecimento de educação e ensino
-
Refeições escolares
As refeições nos refeitórios escolares destinam-se a todos(as) os(as) alunos(as) que frequentam os estabelecimentos de educação e ensino, do pré-escolar ao ensino secundário, da rede pública do Concelho, independentemente da condição socioeconómica do seu agregado familiar.
A partir do ano letivo 2025/2026 todos(as) os(as) alunos(as) encontram-se automaticamente inscritos no serviço de refeições escolares não sendo necessário efetuar qualquer candidatura.
Os(as) Encarregados(as) de Educação têm de efetuar a marcação das refeições pretendidas na plataforma SIGA > Marcações até às 17h30 do dia anterior ao seu consumo.
Os(as) alunos(as) com alergias e/ou intolerâncias alimentares; situações clínicas especiais; restrições por motivos étnicos/religiosos ou que pretendam a opção de ementa vegetariana têm de ser comunicadas pelo(a) Encarregado(a) de Educação através do formulário Restrições Alimentares 2025/2026, para que seja assegurado o seu fornecimento.
Documento Orientador 2025/2026 – Serviço de Refeições Escolares
-
Ação Social Escolar
O programa da Ação Social Escolar traduz-se num conjunto de medidas de apoio estabelecidas e previstas no âmbito da Ação Social Escolar, assume o primado de politicas educativas equitativas e promotoras de igualdade entre as crianças e jovens do concelho de Vila Franca de Xira.
Dirigido aos alunos da educação pré-escolar, ensino básico e secundário da rede pública, assenta nos critérios estabelecidos e destina-se aos alunos que dispõem do escalão 1 ou 2 do abono de família podendo em situações excecionais previstas na lei abranger outros alunos.
-
Transportes Escolares
São abrangidos pelo serviço de transportes escolares os alunos residentes no Concelho e que frequentam o Ensino Básico ou o Ensino Secundário oficial, particular com contrato de associação e paralelismo pedagógico, ou cooperativo em iguais condições, quando a área de residência não é servida por carreiras regulares rodoviárias ou ferroviárias.
O Município de Vila Franca de Xira no âmbito da estratégia Municipal de promoção do sucesso educativo e inclusivo, tem vindo a implementar plataformas que aproximem e facilitem a comunicação e partilha de informação com toda a comunidade local.
Pretende-se que a plataforma do Observatório de Educação do Município de Vila Franca de Xira seja uma ferramenta acessível quer à comunidade escolar quer à comunidade em geral, que permita acompanhar, monitorizar e refletir sobre a qualidade, eficácia e eficiência do sistema educativo local, através da disponibilização de dados estatística da rede pública educativa concelhia.
Sendo convicção do Município de Vila Franca de Xira que o acesso à Informação é um direito nuclear no exercício da cidadania e um instrumento fundamental para incremento da participação cívica, revelando-se uma ferramenta essencial para garantir a confiança dos cidadãos na gestão da coisa pública, apostando numa política de transparência e proximidade com a população.
Estas ações exercem igualmente uma profunda influência nas normas, princípios e valores que norteiam a vida social dos cidadãos.
A versão pública do Observatório disponibiliza informação baseada em indicadores que permitem caracterizar globalmente a rede de escolas públicas do Concelho no que diz respeito à população de alunos, sucesso obtido nas avaliações por disciplinas no final dos períodos ou semestre letivos e aprovação/retenção no final do ano letivo.
A informação na plataforma é construída com base em dados recolhidos diretamente dos sistemas de gestão de alunos dos agrupamentos de escolas e escola secundária não agrupada, sendo atualizada regularmente por período/semestre letivos.
Os dados são apresentados através de indicadores e dimensões de análise simples e direta, que possibilitam visões gerais e/ou detalhadas, permitindo navegar no objeto de consulta a partir de um contexto geral para qualquer contexto particular.
Assim, serão disponibilizadas as seguintes áreas de informação:
- Quadro Geral, com indicadores que permitem análises e caracterizações globais e rápidas;
- População de Alunos, com indicadores relacionados com o número de alunos, nos vários ciclos de ensino e cursos existentes;
- Avaliação e Sucesso, com indicadores de resultados dos alunos expressos pelas médias de avaliação em todas as disciplinas (por períodos/semestres letivos);
- Aprovação e Transição, com indicadores sobre o número de alunos no que respeita às situações de aprovação e transição no final de cada ano de escolaridade e taxas de sucesso e insucesso inerentes.
A Plataforma do Observatório de Educação foi desenvolvido em colaboração com a KSTK – Knowledge Support, Lda., empresa que presta serviços profissionais de consultadoria em estratégia e performance organizacional e de sistema de informação de suporte, tendo por base a solução KSTK Predictive Education e que constitui a Plataforma Aplicacional de Gestão de Informação de Educação do Município, um instrumento de gestão preditiva facilitador da análise de dados e na tomada de decisões, que se pretende que venha a apoiar também a monitorização da Carta Educativa do Concelho.
O acesso ao Observatório de Educação não carece de registo e pode ser feito aqui.
Conselho Municipal de Educação
O Decreto-lei n.º 7/2003, de 15 de janeiro, instituiu o Conselho Municipal de Educação, que atualmente se rege pelo Decreto-Lei nº 21/2019 de 30 de janeiro.
O Conselho Municipal de Educação é um órgão de coordenação e consulta, que tem por objetivo promover, a nível municipal, a coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.
-
Composição
O Conselho Municipal de Educação foi constituído em Assembleia Municipal de 18 de fevereiro de 2020, contando com a representação de diversas estruturas ligadas à Educação, que se passam a indicar:
- Presidente da Câmara Municipal, que preside – Fernando Paulo Ferreira
- Vereadora do Pelouro de Educação – Marina Tiago
- Presidente da Assembleia Municipal – Sandra Marcelino
- Representante da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Pedro Damião
- Representante das Juntas de Freguesia – Ricardo Carvalho
- Representante da CCDRLVT – Dr. Joaquim Sardinha
- Diretora do Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes - Marta Sacadura
- Diretora do Agrupamento de Escolas Alves Redol – Isabel Marques Gomes Veiga
- Diretor do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso – Conceição Ramos
- Diretora do Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde – Paula Gonçalves
- Diretor do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa – Paulo Capela Marques
- Diretor do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães – Teodoro Roque
- Diretor do Agrupamento de Escolas Póvoa de Santa Iria – Pedro Miguel Soares Ferreira
- Diretor do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos –Luís Fernandes
- Diretor do Agrupamento de Escolas de Vialonga – Madalena Cordeiro
- Diretor da Escola Secundária Gago Coutinho – Carlos Alberto Costa
- Representante do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes - Fernanda Feitor
- Representante do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas Alves Redol - Fernando José de Abreu Matos
- Representante do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso – Mário Augusto de Velasco Lopes
- Representante do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde - Paula Gonçalves
- Representante do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa - Cristina Cunha Cruz
- Representante do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães - Maria Manuela Pinto Paiva
- Representante do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas Póvoa de Santa Iria - Célia Pereira
- Representante do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos - Sofia Gomes
- Representante do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Vialonga – António Fonseca
- Representante do Conselho Pedagógico da Escola Secundária Gago Coutinho – Elsa Maria da Costa Oliveira
- Representante do Pessoal Docente do Ensino Secundário Público – Isabel Susana Pessoa Dias de Sousa
- Representante do Pessoal Docente do Ensino Básico Público – Carla Garbin
- Representante do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar Pública – Maria Rute de Pina Vieira Caniço
- Representante dos Estabelecimentos de Educação e de Ensino Básico e Secundário Privados – Cátia Cristina das Neves Ferrão da Ponte
- Representante das Associações de Pais e Encarregados de Educação – Pedro Marujo do Canto
- Representante das Associações de Pais e Encarregados de Educação – Nelson Gomes Rocha
- Representante das Associações de Estudantes - José Luís Feijão
- Representante das Instituições Particulares de Solidariedade Social – Luís Miguel Vargas Branco
- Representante dos Serviços Públicos de Saúde – Liliana Ciobanu
- Representante dos Serviços de Segurança Social – Vera Silvestre
- Representante dos Serviços de Emprego e Formação Profissional – Mário Rui Policarpo da Silva Lobo
- Representante das Forças de Segurança – Sargento-Chefe Hirundino João Calejo – Destacamento Territorial de VFX